INTERVENÇÕES PREVENTIVAS DE ENFERMAGEM EM CASOS DE CÂNCER PÓS-TRANSPLANTE RENAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Com o aumento da sobrevida do paciente transplantado renal e maior exposição aos agentes imunossupressores, as neoplasias tornaram-se uma das três principais causas de morte pós-transplante na última década. Os objetivos desta pesquisa foram realizar um levantamento bibliográfico sobre o desenvolvimento de neoplasias em pacientes transplantados renais e identificar as intervenções preventivas de enfermagem em relação ao seu desenvolvimento nessa clientela.
Pesquisa bibliográfica de fontes impressas e eletrônicas nos bancos de dados BIREME e PubMed. A pesquisa inicial resultou em 2724 resumos, sendo selecionados 79 artigos para leitura completa, após verificação dos critérios de inclusão e exclusão propostos. A amostra final contou com 40 artigos e seis fontes impressas, que foram avaliados e analisados.
Através deste estudo pôde ser observado nessa clientela o aumento da incidência de algumas neoplasias incomuns na população geral, como tumores cutâneos do tipo epidermoide, Sarcoma de Kaposi, desordens linfoproliferativas, e também das mais comuns na população geral, como carcinoma cervical, colorretal e renal. Observou-se ainda pouca diferença de incidência em neoplasias comuns na população geral, como mama e próstata.
A monitorização desses pacientes quanto a manifestações precoces de neoplasias deve fazer parte da rotina da equipe de enfermagem e multiprofissional. O enfermeiro deve priorizar ações que visem a prevenção, promoção da saúde e detecção precoce de complicações nos transplantados renais, proporcionando oportunidades para o ensino e aprendizagem durante o acompanhamento pré e pós-transplante, o que pode contribuir para diminuição do risco de desenvolvimento da neoplasia nessa clientela.
Transplante Renal; Neoplasia; Cuidados de Enfermagem.
Enfermagem
HOSPITAL FEDERAL DE BONSUCESSO - Rio de Janeiro - Brasil
LIVIA NUNES RODRIGUES LEME, SILVANA SOARES SANTOS