Educação infantil: Um caminho para alcançar a cultura da doação de órgãos.
O estudo surgiu a partir da percepção do desconhecimento da sociedade em relação ao processo de doação de órgãos e transplantes.Onde deseja-se colaborar para a disseminação do conhecimento sobre este assunto, a fim de contribuir para a quebra do tabu da morte diante da população infantil utilizando-se de linguagem lúdica. Com isso, espera-se aumentar a médio e longo prazo o número de doações de órgãos e tecidos
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando artigos científicos sobre a temática em discussão no período compreendido entre 2006 e 2016.
A partir da necessidade identificada na população, pensou-se em desenvolver uma atividade voltada para crianças do primeiro ano do ensino fundamental, com vistas a familiarizar a população na mais tenra idade sobre a doação de órgãos.
A atividade consiste na apresentação de uma peça infantil com fantoches, onde os personagens trarão no texto de forma lúdica a ideia de que doar é um ato de amor. E após a apresentação da peça, será utilizado um instrumento avaliativo com cinco perguntas fechadas afim de nos certificarmos se a mensagem central do texto foi alcançada
Mitos criados em torno do transplante como, notícias sensacionalistas e falta de esclarecimento são fatores que pesam na decisão familiar, num momento de angústia, agravado pela notícia da morte, a decisão pode ser negativa (MORAIS & MORAIS, 2012). “A compreensão da ME facilita a permissão para a doação...A falta de informação faz com que a família acredite na recuperação do quadro clínico”(CINQUE & BIANCHI, 2010).Instituir uma nova sociedade familiarizada com o processo de doação de órgãos mesmo que a longo prazo, parece ser o mais razoável, para que ao longo dos anos possamos nos tornar um modelo a ser seguido.
Doação, sociedade, conhecimento, transplante
Multidisciplinar
Hospital Estadual Adão Pereira Nunes - Rio de Janeiro - Brasil
Jonatha Pereira Costa, Márcia Cristina Araujo, Juliane Aguiar Rocha