Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Transplante duplo (fígado-rim) em paciente portador de Porfiria Intermitente Aguda: follow up de 4 meses

Introdução

A Porfiria Intermitente Aguda (PIA) decorre da deficiência da enzima porfobilinogênio-deaminase, necessária para a síntese do radical Heme levando ao acúmulo dos seus precursores no sangue em situações de estresse, exposição a determinadas drogas, uso de álcool, jejum prolongado ou dieta com restrição de calorias. O acúmulo destes gera o quadro clínico de dores abdominais, hipertensão, fraqueza muscular, insuficiência renal crônica e hepatocarcinoma sem cirrose. O transplante hepático isolado tem sido considerado como tratamento da PIA naqueles pacientes com crises recorrentes e complicações graves.

Material e Método

Trata-se de relato de caso; informações coletadas de prontuários.

Resultados

D.B.S, 17 anos, insuficiência renal crônica secundária à PIA , realizou transplante duplo (fígado-rim) com doador cadáver em 17/9/16 sem intercorrências. Doador standard, 13 anos, sexo masculino, creatinina 1,33 mg/dl, e com tempo de isquemia fria de 9h 28min. Induzido com Thymoglobulina, Metilprednisolona e utiliza tacrolimo, micofenolato de sódio e prednisona como imunossupressão de manutenção. Evoluiu com DGF, alta no PO 9 com creatinina de 2,4 mg/dl e bom funcionamento do fígado. No PO 19, porfirinas urinárias com valores dentro da normalidade.Realizou Biópsia renal (PO 120): glomérulos normais com atrofia e fibrose instersticial discreta.

Discussão e Conclusões

No momento, com creatinina: 1,1 mg/dl e sem retorno da doença. A PIA é uma doença de grande morbidade pela demora para o diagnóstico e poucas opções de tratamento. Este é o terceiro caso de transplante combinado fígado rim para tratamento de PIA no mundo. A importância desse relato é oferecer mais uma possibilidade de tratamento para estes pacientes principalmente para aqueles que evoluem com insuficiência renal.

Palavras Chave

transplante combinado fígado-rim, porfiria intermitente aguda

Área

Rim

Instituições

INSTITUTO DE CARDIOLOGIA DO DISTRITO FEDERAL - Distrito Federal - Brasil

Autores

Luiz Roberto Sousa Ulisses, Isabela Novais Medeiros, Iara Campos Carvalho, Inara Creao Costa, Helen Siqueira Cardoso, Monique Amaral de Pretto Almeida, Tiago Martins Almeida, Andre Luís Conde Watanabe, Adiano Cláudio Pereira Moraes, Natalia Trevizoli, Gustavo Arantes Ferreira, Charles Marques Lourenço, Luciano Máximo Silva, Lívia Cláudio Oliveira, Gerardo Nogueira Marcos Filho, Germano Adelino Gallo, Flavio Henrique Frederico Guimaraes, André Luiz Guimarães Camara