Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Panorama do Cadastro Técnico de Córneas no Estado de São Paulo

Introdução

O Sistema Estadual de Transplantes (SET), integrante do Sistema Nacional de Transplantes, sob a Lei Federal 9434, de 1997, é coordenado pela Coordenação Geral do Sistema Estadual de Transplantes. É competência da Central de Transplantes receber as informações sobre potenciais doadores de tecido ocular e realizar a seleção dos pacientes para distribuição das córneas dos doadores. Cadastro técnico único de córnea é o sistema de lista única do sistema informatizado de gerenciamento do SET, formado pelos potenciais receptores brasileiros, natos ou naturalizados, ou estrangeiros residentes no país, inscritos para transplante de tecido ocular.

Material e Método

Trata-se de um estudo quantitativo, retrospectivo e transversal. A coleta dos dados foi realizada no sistema informatizado de gerenciamento da Central de Transplantes - S.P. no período de janeiro a dezembro de 2016.

Resultados

No Estado de São Paulo, em 2016, foram doadas 14.530 córneas, sendo 14.474 efetivamente captadas. Houve um descarte de 6.222. Foram realizados 4.030 transplantes ópticos (85%) e 737 tectônicos (15%). O ano iniciou com 3.226 receptores na fila de espera e terminou com 3.635, uma variação de 12,68%.

Discussão e Conclusões

São Paulo é o estado com o maior número absoluto em captação e transplantes de córneas no Brasil. Apesar do número estável de captação durante o ano, observou-se um aumento no descarte de córneas no segundo semestre de 2016. O número de transplantes ópticos realizados obteve pequena queda no último quadrimestre. Para reduzir a fila de espera para transplante de córnea são necessárias várias ações, entre elas, incentivar a doação de tecido ocular e melhorar a taxa de aproveitamento das córneas captadas.

Palavras Chave

córnea, doação de tecidos, transplante de córnea

Área

Coord. Tx / Ética

Instituições

Central de Transplantes - Sao Paulo - Brasil

Autores

Liliane Masson Batista Vicente, Claudia Cassia Almeida Braga, Vânia Célia Moura Carvalho, João Luis Erbs, Agenor Spallini Ferraz