Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Transplante de linfonodo: uma inovação cirúrgica

Introdução

Os linfonodos desempenham um papel importante na imunidade, no entanto, algumas comorbidades podem levar a sua remoção, consequentemente, haverá a formação do linfedema (L), que tem um tratamento limitado. Estudos recentes têm mostrado que o transplante de linfonodo (TL) em pacientes com L pode melhorar a função linfática. Esse procedimento vem ampliando o papel do cirurgião no tratamento do L. Dessa forma, o objetivo deste artigo é revisar estudos que abordam o TL e avaliar suas consequências positivas e negativas.

Material e Método

A metodologia utilizada neste trabalho buscou suporte em artigos científicos nas bases de dados do Scielo e Pubmed a partir de palavras chaves, no período de 1982 a 2015, relacionados ao tema.

Resultados

Um número significativo de pacientes que foram submetidos ao TL para o tratamento de L curou-se, e o restante obteve melhora significativa de sintomas, com a redução do volume e circunferência do membro, diminuição da incidência de infecções, bons resultados na linfocintilografia e melhora da qualidade de vida. Em um dos estudos, obtiveram-se complicações relacionadas ao transplante, como: linfedema persistente, linfocele, hidroceletesticular e dor persistente na região doadora de linfonodo. Isso acontece, porque dependendo do sitio doador, pode haver formação de outro linfedema, mas, em grande parte dos estudos, não houve diferença significante nas circunferências do membro doador em comparação com o lado não operado.

Discussão e Conclusões

Há um consenso de que o TL é o método mais eficaz para o tratamento de L, pois ele resulta em um aumento significativo na função linfática e diminuição na proporção do edema. Estudos apontaram que a eficiência dessa técnica é tão grande que muitos pacientes são capazes de interromper outras formas de terapia.

Palavras Chave

Transplante, Linfonodo e Microcirurgia

Área

Imuno/Histo/Tecidos

Instituições

Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - Sao Paulo - Brasil

Autores

Isabella Davo de Mendonça, Camilla de Souza Nagahama, Giovana Pazotti Nogueira