IMPACTO DE DIFERENTES TÉCNICAS DE ACONDICIONAMENTO NAS TEMPERATURAS ÀS QUAIS OS ÓRGÃOS SÃO SUBMETIDOS: ESTUDO EXPERIMENTAL.
O acondicionamento e armazenamento em hipotermia para transplante são fundamentais para o sucesso. A norma brasileira determina que órgãos devem ser preservados entre 2 e 6ºC. O presente estudo objetiva avaliar o impacto de variações técnicas de acondicionamento nas temperaturas às quais os órgãos são submetidos.
Seis variações técnicas foram testadas: 1-Armazenamento renal padrão: conjunto de embalagens imerso em caixa térmica de poliestireno (34 litros) preenchida com gelo em cubo;2-Padrão+pote plástico: armazenamento padrão + pote plástico envolvendo as embalagens antes da imersão em gelo;3-Padrão+caixa metálica: Padrão+caixa metálica envolvendo embalagens antes da imersão em gelo;4-Padrão+gelo triturado: Gelo triturado ao invés de cubos;5-Padrão+gelo em barra: Gelo em barra ao invés de cubos;6-Padrão Fígado: Padrão em caixa térmica de 50 litros. Variáveis analisadas: a)média da área embaixo da curva de temperatura pelo tempo(AUC);b)média do tempo para atingir o nadir de temperatura;c) média do tempo no qual a temperatura se manteve na faixa ideal(Tideal). Para comparação de médias usou-se ANOVA + teste posthoc de Tukey.
Não houve diferenças entre os grupos para suas médias de temperatura (AUC) (p=0,550). O grupo 3 apresentou maior tempo para nadir que os grupos 5 e 6 (p=0,018). A Tideal no grupo 5 foi maior que os grupos 1,2 e 6 (p=0,008). A mediana do tempo em que as temperaturas se mantiveram na faixa ideal em todos os grupos foi de 5,2h (CI95%-2,3-8,2).
As 6 técnicas resultam em temperaturas fora da faixa ideal na maior parte do tempo. O uso de caixa metálica para envolver as embalagens com órgãos poderá retardar o alcance da temperatura desejada. O uso do gelo em barra apresenta uma maior aproximação da faixa ideal.
acondicionamento, temperatura, transplante
Rim/Pancreas
Universidade Federal de Rondônia - Rondônia - Brasil
Luã Souza Cunha, Gabriela Yale Lima Oliveira, Yuri Sepeda Soares, Laila Gabriely Souza Mota, Diego Henrique Gomes Sobrinho, Luísa Maria Melo Caetano, Alessandro Prudente