Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

SOFRIMENTO PSICOLÓGICO DE PACIENTES TRANSPLANTADOS COM CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOÉTICAS

Introdução

O Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (TCTH) constitui na infusão endovenosa de células progenitoras hematopoéticas (CPH) para substituição da medula comprometida por uma série de doenças malignas e para outras de cunho congênito ou adquiridas, quer sejam de origem hematopoética, genética e imunológica. O TCTH acarreta sérios riscos para o paciente, inclusive o de morte. Por esse motivo é considerado um tratamento que pode curar ou que pode apresentar morbidades e levar ao óbito. Diante desse contexto, os pacientes vivenciam os primeiros conflitos psicológicos que antecedem o transplante em si. Objetivou-se caracterizar o sofrimento emocional apresentado pelos pacientes submetidos ao TCTH.

Material e Método

Trata de uma coorte retrospectiva, com abordagem quantitativa, descritiva, de base hospitalar, desenvolvida com pacientes submetidos ao TCTH em um serviço de referência do estado do Rio Grande do Norte. Os dados foram coletados entre os meses de março e setembro de 2016, mediante avaliação dos prontuários de 272 pacientes que realizaram o TCTH entre os anos de 2008 e 2015.

Resultados

Dentre os 43 pacientes que apresentaram distúrbios psicológicos, 51,16% eram do sexo feminino, 62,79% desenvolveram ansiedade, 32,56% insônia e 20,93% depressão.

Discussão e Conclusões

Foi identificado sofrimento emocional logo após a admissão hospitalar, alguns dias antes da infusão das CPH e nos primeiros 15 dias após o transplante. Justifica-se tal estado de saúde devido aos longos períodos de internação, consequente afastamento familiar, laboral, sociocultural, prejuízo físico-funcional e emocional. Situações como estas requerem cuidado multiprofissional e suporte que ofereçam subsídios para a promoção da saúde, reabilitação e reinserção social do indivíduo.

Palavras Chave

Transplante de células-tronco Hematopoéticas; Ansiedade; Depressão.

Área

Multidisciplinar

Instituições

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Mato Grosso do Sul - Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

Isabelle Campos de Azevedo, Giovanna Karinny Pereira Cruz, Jéssica Valeska Herculano Lima, Diana Paula de Souza Rego Pinto Carvalho, Rita de Cássia Lira da Silva, Aline Aires de Oliveira, Luisa Alves Pereira de Aquino, Beta Cleide Pereira da Costa, Allyne Fortes Vitor, Maria Lúcia Ivo, Viviane Euzébia Pereira Santos, Marcos Antonio Ferreira Júnior