Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

CARACTERÍSTICAS DOS TRANSPLANTES DE CÉLULAS-TRONCO REALIZADOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE DE 2008 A 2015

Introdução

O Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (TCTH) consiste na infusão endovenosa de células progenitoras hematopoéticas sadias, extraídas da medula óssea (MO), do sangue periférico (SP) e do sangue do cordão umbilical e placentário (SCUP), destinadas a restabelecer a função medular e imunológica de pacientes acometidos por agravos medulares, com possibilidade de cura ou aumento da sobrevida livre da doença. Objetivou-se caracterizar os tipos de TCTH realizados em um serviço de referência no estado do Rio Grande do Norte entre os anos de 2008 e 2015.

Material e Método

Estudo retrospectivo do tipo coorte, quantitativo, descritivo, de base hospitalar que analisou prontuários de pacientes que realizaram TCTH em um serviço de referência no estado do RN. Os dados foram coletados entre os meses de março e setembro de 2016 e compreendeu todos os pacientes com prontuários registrados que realizaram TCTH no serviço em questão.

Resultados

Foram analisados 272 prontuários, dos quais 52,78% eram de pacientes que se submeteram ao transplante alogênico e 45,22% ao autólogo. Em 87,24% dos TCTH foram utilizadas células do SP, em 11,23% da MO e em 1,23% do SCUP. O transplante alogênico com doador aparentado foi realizado em 72,30% dos casos.

Discussão e Conclusões

O TCTH autólogo é utilizado para o tratamento de doenças como Mieloma Múltiplo, Linfoma Não-Hodgkin, Doenaça de Hodgkin e outras. O alogênico é indicado em caso de Leucemia Mieloide Aguda, Leucemia Linfoide Aguda, Anemia Falciforme, entre outras. A escolha pelo tipo de transplante leva em consideração principalmente o diagnóstico que consiste no fator preditor mais importante para o desfecho, uma vez que cada diagnóstico possui características e prognósticos diferenciados relacionados ao resultado do transplante.

Palavras Chave

Transplante de células-tronco hematopoéticas; medula óssea.

Área

Multidisciplinar

Instituições

Universidade Federa de Mato Grosso do Sul - Mato Grosso do Sul - Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

Isabelle Campos de Azevedo, Giovanna Karinny Pereira Cruz, Jéssica Valeska Herculano Lima, Diana Paula de Souza Rego Pinto Carvalho, Rita de Cássia Lira da Silva, Aline Aires de Oliveira, Luisa Alves Pereira de Aquino, Beta Cleide Pereira de Castro, Allyne Fortes Vitor, Maria Lúcia Ivo, Viviane Euzébia Pereira Santos, Marcos Antonio Ferreira Júnior