Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

TOXICIDADE EM TRANSPLANTADOS COM CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOÉTICAS

Introdução

Apesar do Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (TCTH) ser utilizado com sucesso, são detectados índices de morbimortalidade relacionados ao procedimento em suas diferentes fases, a exemplo da toxicidade à medula óssea. Esta é uma importante limitação dos tratamentos instituídos às doenças oncológicas, hematológicas e imunológicas durante o processo de TCTH. Objetivou-se descrever as toxicidades mais desenvolvidas por pacientes submetidos ao TCTH.

Material e Método

Estudo quantitativo, do tipo coorte retrospectiva, descritivo, realizado com pacientes submetidos ao TCTH em um serviço de referência do estado do Rio Grande do Norte. Os dados foram coletados entre os meses de março de setembro de 2016 e compreendeu todos os pacientes com prontuários registrados que realizaram o transplante no serviço em questão.

Resultados

Entre os 272 pacientes submetidos ao TCTH, 93,38% desenvolveu toxicidade gastrointestinal, 84,56% hematológica, 53,68% cardiovascular e 47,79% respiratória. No tocante às gastrointestinais, merecem destaque a náusea (75,98%), a mucosite oral (70,47%), a diarreia (59,06%) e o vômito (55,12%). Com relação às hematológicas, 100,00% desenvolveu plaquetopenia e 13,74% neutropenia. Quanto à cardiotoxicidade, 46,58% evoluiu com hipertensão arterial e 32,19% hipotensão. As complicações respiratórias identificadas neste estudo foram a dispneia ou taquipneia (70,76%), tosse (43,08%), infecção respiratória aguda (20,76%), derrame pleural (13,08%) e infecção pulmonar (12,31%)

Discussão e Conclusões

A ocorrência de toxicidade está relacionada a não especificidade das drogas utilizadas nos diferentes tratamentos. Portanto, o conhecimento dos sinais e sintomas inerentes às toxicidades é imprescindível para determinar se a causa é medicamentosa oriunda do procedimento propriamente dito.

Palavras Chave

Toxicidade; Cardiotoxicidade.

Área

Multidisciplinar

Instituições

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Mato Grosso do Sul - Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

Isabelle Campos de Azevedo, Giovanna Karinny Pereira Cruz, Jéssica Valeska Herculano Lima, Diana Paula de Souza Rego Pinto Carvalho, Rita de Cássia Lira da Silva, Aline Aires de Oliveira, Luisa Alves Pereira de Aquino, Beta Cleide Pereira da Costa, Allyne Fortes Vitor, Maria Lúcia Ivo, Viviane Euzébia Pereira Santos, Marcos Antonio Ferreira Júnior