Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DO DESEMPENHO DA COMISSÃO INTRA-HOSPITALAR DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTE DO HOSPITAL MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS DR JOSÉ DE CARVALHO FLORENCE ENTRE OS ANOS 2009 A 2012

Introdução

A escassez de doadores efetivos e a não efetivação da doação de órgãos continua sendo o estrito gargalo que se recusa em abrir-se para o aumento do número de transplantes. O processo de doação de órgãos para transplante é complexo. A carência de órgãos para transplantes tem motivado vários estudos e propostas para aumentar a captação de órgãos. A baixa percentagem de doadores é citada como um fator limitante no incremento do número de transplantes. A disponibilidade de órgãos é muito menor do que a demanda para transplantes (COELHO et al., 2007).
Focando na CIHDOTT do HMJCF, o estudo mostra a evidencia da melhora significativa dos resultados após a reformulação da equipe, a revisão dos processos internos que foram então alinhados com os estudos nacionais sobre o tema.
A CIHDOTT do HMJCF foi reformulada, mantendo seu caráter multidisciplinar, porém com profissionais mais diretamente envolvidos com o ambiente de doação, ou seja, profissionais da equipe de neurocirurgia e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Os processos foram repensados e a equipe foi capacitada com total entrosamento com o Serviço de Procura de Órgãos (SPOT) de referência na cidade de Capinas.

Material e Método

A metodologia utilizada foi pesquisa documental de sites de organizações publicas, artigos científicos e livros relacionados ao tema transplantes e captação de órgãos. A revisão de literatura tem como principal finalidade desenvolver, esclarecer e mais intensamente relacionar o material pesquisado com os dados e de desempenho da CIHDOTT do HMJCF.

Resultados

Aumento significativo nos dados de captação de órgãos do municipio

Discussão e Conclusões

São necessárias múltiplas ações para se profissionalizar um serviço. Ações de gestão são as mais efetivas e podem ser evidenciadas com os dados do trabalho executado.

Palavras Chave

gestão, doação, multidisciplinaridade

Área

Multidisciplinar

Instituições

Hospital Municipal de São José dos Campos Dr José de Carvalho Florence - São Paulo - Brasil

Autores

Vânia Cristina Machado Dias