Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Modelo de treinamento: um projeto piloto para as Comissões Intra-Hospitalares em Transplante

Introdução

O Projeto TCAP é uma iniciativa que visa subsidiar a profissionalização das Comissões Intra-Hospitalares de Transplante (CIHT). Tem como princípio a estruturação e consolidação da CIHT, por meio da atuação de um profissional que desempenha a consultoria do processo de doação de órgãos e tecidos, realizando o planejamento estratégico situacional do processo. O TCAP utiliza ferramentas específicas de qualidade que avaliam os pontos fortes e de melhoria relacionados ao processo de doação; traça um plano de ação para o hospital baseado na análise crítica de sua realidade local e de seus indicadores de desempenho, fornecendo subsídios para o alcance dos melhores resultados.

Material e Método

Trata-se de um estudo piloto, não-experimental do tipo survey descritivo/exploratório.

Resultados

Foi adotado um método de avaliação sistemática, dividido em três etapas: diagnóstico situacional, intervenção e resultado. A etapa 1 destina-se ao diagnóstico situacional do hospital e tem por objetivo reconhecer os pontos fortes e de melhoria com relação ao desenvolvimento do processo de doação. Na etapa 2 os membros da CIHT tem a supervisão do profissional do TCAP. O objetivo foi realizar o treinamento baseado na realidade local e voltado para as necessidades individuais. Ao final da fase 03, foi elaborado o planejamento estratégico, contemplando os principais indicadores que serão analisados descritivamente e qualitativamente, onde foram salientadas as metas alcançadas durante o período de treinamento e os principais pontos de melhoria.

Discussão e Conclusões

O modelo de treinamento mostrou-se eficaz em organizar o processo de doação no âmbito intra-hospitalar. A estratégia culminou com o aumento das doações efetivas de órgãos e tecidos no hospital em 66% no período de um ano.

Palavras Chave

Doação de órgãos
Educação Continuada
Qualidade

Área

Multidisciplinar

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

Priscilla Caroliny Oliveira, Heloísa Barbosa Paglione, Renata Fabiana Leite, Roberta Cardoso, André Ramos Carneiro, José Maria do Nascimento, Felipe Alves Moreira, Dayana Calado, Maria Valéria Athayde, Marli Marcos, Clayton Gonçalves Almeida, Guilherme Ono, Luiz Gustavo Torres Dias Cruz, José Eduardo Afonso Júnior, Ana Cristina Carvalho Matos