Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Entrevista familiar para possibilitar a doação de órgãos para transplante: prática baseada em evidências

Introdução

A entrevista familiar deve ser planejada e seguir um método com características específicas. O conteúdo e o direcionamento do diálogo com os familiares do doador intencionam propiciar a escolha esclarecida frente à possibilidade da doação de órgãos para transplante. O texto propõe estabelecer os nexos teóricos e práticos relacionados à realização da entrevista com familiares de doadores elegíveis em morte encefálica.

Material e Método

Trata-se de um ensaio reflexivo sobre a entrevista familiar para possibilitar a doação de órgãos para transplante. Os artigos que permitiram a construção do ensaio foram obtidos na base de dados do PubMed. Foram selecionados os textos dos últimos 15 anos que possibilitaram a reflexão da pratica de entrevista familiar baseada nas evidências.

Resultados

Os artigos científicos selecionados possibilitaram a construção de um guia teórico e prático para a realização da entrevista familiar para possibilitar a doação de órgãos e tecidos para transplante, oferecendo elementos balizadores para os pré-requisitos da entrevista: Quando deve ser realizada a entrevista? Onde deve ser realizada a entrevista? Quantas e quais pessoas devem participar da entrevista? Quem deve realizar a entrevista? e Como deve ser realizada a entrevista?

Discussão e Conclusões

A análise dos artigos permitiu a construção de um guia metodológico para a realização da entrevista familiar e recomendações baseadas nas evidências científicas e sua aplicabilidade no campo prático, oferecendo aos especialistas em doação e transplante um modelo teórico que possam nortear o seu cotidiano de trabalho, no tocante a interação com os familiares de doadores falecidos no processo de tomada de decisão e consentimento familiar.

Palavras Chave

Obtenção de Tecidos e Órgãos; Transplante de Órgãos; Morte Encefálica; Família; Entrevista.

Área

Multidisciplinar

Instituições

HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

EDVALDO LEAL MORAES, LEONARDO BORGES BARROS SILVA, LUIS AUGUSTO LIMA PILAN, MARCELO JOSÉ SANTOS, PAULO ROBERTO GRADELLA, ELOISA APARECIDA AVELINO LIMA, JEAN BARROS GOMES, ALINE ROSALLES BEZERRA, NAIR CORDEIRO SANTOS PAIXÃO, ALEXANDRE CHAGAS SANTANA, FABRICIO FERREIRA NEVES, NELLY MIYUKI SHINOHARA IZUMI, APARECIDA JESUS GUARINO, SÔNIA REGINA THEODORO