Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico de pacientes em fila de espera para realização de transplante de córnea

Introdução

O transplante de córnea (TC) constitui a principal conduta terapêutica em casos de distúrbios corneanos. Quando o transplante é indicado, o paciente é adicionado ao Cadastro Técnico Único. Cada estado possui uma Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) com cadastro técnico único para o TC. Objetivo: Descrever a distribuição e caracterização epidemiológica dos pacientes em fila de espera para realização do TC em um serviço de referência no estado do Rio Grande do Norte (RN).

Material e Método

Estudo quantitativo, transversal, descritivo e analítico, realizado entre janeiro e abril de 2015 com todos os pacientes em fila de espera (n=62) cadastrados pela CNCDO-RN. Os dados foram analisados com uso do software SPSS, versão 20.0.

Resultados

A idade média dos pacientes foi 49,68 anos, dos quais 54,84% eram do sexo feminino. O ceratocone foi a principal condição indicadora (22,58%). O tipo de distúrbio da córnea apresentou associação estatisticamente significativa com as variáveis sexo e idade. Foi apresentada maior incidência do distúrbio da córnea do tipo estromal com o sexo masculino, enquanto que no feminino houve predomínio do tipo endotelial. Indivíduos acima dos 50 anos apresentaram associação significativa com distúrbios endoteliais.

Discussão e Conclusões

Os distúrbios endoteliais em indivíduos com faixa etária acima dos 50 anos se justificam pela diminuição das células endoteliais no envelhecimento. A associação dos distúrbios endoteliais com o sexo feminino provavelmente se dá em relação à prevalência de algumas doenças corneanas endoteliais serem maiores em mulheres, como a distrofia de Fuch e a ceratopatia bolhosa. Indicadores epidemiológicos fomenta a organização e planejamento do atendimento aos usuários em fila de espera.

Palavras Chave

Córnea; Transplante de córnea; Perfil epidemiológico; Fila de espera.

Área

Imuno/Histo/Tecidos

Instituições

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

Giovanna Karinny Pereira Cruz, Isabelle Campos de Azevedo, Jéssika Valeska Herculano Lima, Viviane Euzébia Pereira Santos, Marcos Antonio Ferreira Júnior