Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: CONHECIMENTO DOS ADOLESCENTES FRENTE A MORTE ENCEFÁLICA

Introdução

A Morte Encefálica (ME) mesmo sendo aceita como a morte do indivíduo em diversos países, ainda é pouco compreendida por parte da população que não entende o fato de uma pessoa apresentar batimentos cardíacos, no entanto, estar em óbito. Assim, tem-se por objetivo avaliar o conhecimento dos adolescentes frente a ME.

Material e Método

Estudo quantitativo, de delineamento descritivo/exploratório. A população do estudo foi composta por adolescente (idade 15 a 22 anos), estudantes de uma escola de ensino médio do município de São Miguel do Oeste/SC. A coleta de dados, que ocorreu por meio de um questionário autoaplicável, o qual apresentava questões referentes ao conhecimento sobre a ME. Os dados foram analisados por meio do software Excel, utilizando-se da estatística descritiva. O estudo respeitou os preceitos éticos da resolução 466/2012.

Resultados

Participaram do estudo 30 adolescentes. Foi possível identificar que 37% dos adolescentes apresentavam um conhecimento regular, 34% dos adolescentes um conhecimento ruim, 20% dos adolescentes um conhecimento bom, 6% dos adolescentes um conhecimento péssimo, e 3% dos adolescentes um conhecimento ótimo. Dentre os adolescentes a maioria afirmou não conhecer o termo e/ou o significado da ME, e não tem confiança neste diagnóstico.

Discussão e Conclusões

Desta forma, observamos que há uma grande carência nas informações referentes a ME entre os adolescentes, apesar de ser um tema muito discutido, principalmente pelos meios de comunicação, muito ainda precisa ser explicado e entendido, para que as pessoas tomem a decisão mais correta no devido momento. A maioria dos adolescentes nem se quer compreendia o significado da ME e apresentava um baixo grau de confiança no seu diagnóstico.

Palavras Chave

doação de órgãos; adolescência

Área

Coord. Tx / Ética

Instituições

Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC - Santa Catarina - Brasil

Autores

KELEN ANTUNES, CARINE BERWIG, CLEBER CAVAGNOLI, SAMUEL SPIEGELBERG ZUGE