Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TRANSPLANTES DE DOADORES VIVOS E O CONCEITO NA ADOLESCENCIA

Introdução

O doador vivo é a pessoa que poderá transferir um órgão seu para outra pessoa, porém, esse tipo de transplante é muito comum entre pessoas da mesma família, mas para que isso de fato ocorra é necessário que se haja uma compatibilidade sanguínea entre ambos. Assim, tem-se por objetivo identificar a perspectiva do adolescente sobre a doação de órgãos.

Material e Método

Este estudo é qualitativo com caráter exploratório. Foram distribuídos 30 questionários com alternativas de múltipla escolha, para alunos com idade superior de 15 a 22 anos, todos estudantes e residentes no município de São Miguel do Oeste, SC. Foi explicado o que é e qual a importância da doação de órgãos, os tipos de transplantes realizados no Brasil nos dias de hoje e a necessidade de falar sobre o tema com os familiares. Após entregamos o questionário para quem quisesse responder. No qual foi explicado que o questionário tem como objetivo de descobrir o conhecimento de jovens e adolescentes sobre transplantes de órgãos, posteriormente abrimos espaço para questionamentos e dúvidas. A análise de dados será feita através de números e estatísticas, onde serão organizados e posteriormente discutidos com base na literatura deste estudo.

Resultados

Através da pesquisa realizada, observou-se que a maioria dos adolescente entrevistados doariam para familiares ou pessoas conhecidas, sendo que dos trinta entrevistados, 90% doariam para os pais, 83% para irmãos, 76% para filhos, 80% para amigos, 50% para pessoas desconhecidas e 23% para outros.

Discussão e Conclusões

Revelar o nível de conhecimento dos adolescentes, saber qual o conceito e atitudes frente ao tema de doação de órgãos e transplantes de doadores vivos e conhecer os motivos que levam os adolescentes a opção de doador ou não doador.

Palavras Chave

doação de órgãos; adolescência

Área

Multidisciplinar

Instituições

Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC - Santa Catarina - Brasil

Autores

KELEN ANTUNES, CLEBER CAVAGNOLI, CARINE BERWIG, Samuel Spiegelberg Zuge