DOAÇÃO DE ORGÃOS E SUA PERSPECTIVA NA ADOLESCENCIA
A ações da atenção básica para os adolescentes e as atividades realizadas nas escolas, tanto públicas, como privadas, apontam para déficit de ensinamento em relação a temas transversais, e dentre eles, aponta-se um déficit em relação a doação de órgãos. Assim, tem-se por objetivo identificar a perspectiva do adolescente sobre a doação de órgãos.
estudo quantitativo, de delineamento descritivo/exploratório. A população do estudo foi composta por adolescente (idade 15 a 22 anos), estudantes de uma escola de ensino médio do município de São Miguel do Oeste/SC. A coleta de dados, que ocorreu por meio de um questionário autoaplicável, o qual apresentava questões referentes ao conhecimento sobre a ME. Os dados foram analisados por meio do software Excel, utilizando-se da estatística descritiva. O estudo respeitou os preceitos éticos da resolução 466/2012.
foi identificado que os estudantes percebem a doação de órgão... Através da pesquisa realizada, observou-se que a maioria dos adolescentes, cerca de 93% pretendem doar seus órgãos, sendo que apenas 7% não tem a intenção de doar órgãos, isso deve-se ao fato da grande divulgação pelos meios de comunicação e pelas campanhas de saúde, e pela importância desse procedimento que salva vidas, e aumenta a expectativa de vida de muitas pessoas.
Revelar o nível de conhecimento, promovendo uma educação continuada sobre o tema dificilmente abordado nos grupos de saúde da criança e adolescentes, na qual os municípios tem obrigação de fazer. Eventualmente observamos um grande déficit em relação ao conhecimento do tema abordado e déficit em ralação a ter este tipo de conversa com os familiares, muitos destacando ter medo e não sabendo como começar a conversa na família.
doação de órgãos; adolescência
Coord. Tx / Ética
UNOESC - Santa Catarina - Brasil
CARINE BERWIG, CLEBER CAVAGNOLI, KÉLEN ANTUNES, SAMUEL SPIEGELBERG ZUGE