Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

O risco de infecção por Citomegalovius não aumentou após hemotransfusão não filtrada em pacientes Transplantados Cardíacos.

Introdução

Transplantados cardíacos são mais suscetíveis à infecção por citomegalovírus (CMV). Nos Estados Unidos, a filtração dos hemoderivados reduziu a incidência de infecção por CMV, entretanto, apesar de ser indicada no Brasil, a realidade do sistema único de saúde dificulta sua realização.

Material e Método

Coorte histórica que incluiu transplantados cardíaco de 2014 a 2016, que possuíam exames de PCR CMV e dosagem do inibidor de calcineurina. Levantou-se no banco de sangue, os registros de transfusões até janeiro de 2017, dividindo os pacientes nos expostos e não expostos à transfusão. Os desfechos foram: óbito e PCR CMV positivo. Análise estatística foi realizada pelo SPSS 23.0, utilizando os testes qui-quadrado, teste de Fisher para variáveis qualitativas e coeficiente de Spearman para quantitativas.

Resultados

Incluiu 51 pacientes, 68,62% receberam transfusão, 15% foram a óbito, 43,1% possuíam dose de inibidor de calcineurina elevada. Nenhuma bolsa transfundida era filtrada. Incidência PCR CMV positivo foi de 70,5%, no grupo exposto à transfusão 71,4% e no grupo não exposto 68,75%. Transfusão de sangue não teve relação com a positivação do PCR CMV (p=0,85), com pico do PCR CMV (p=0,42), com o tempo para a positivação do PCR CMV (p=0,35), nem com a mortalidade (p=0,21). Entretanto, a dose elevada dos inibidores de calcineurina aumentou a chance de positivação do PCR CMV em 4,471 (IC 1,076-18,576, p=0,03), mas não apresentou influência com a mortalidade (p=0,23).

Discussão e Conclusões

Transfusão de hemoderivados não filtrados não se relacionou com a incidência de CMV, todavia, a dosagem sérica elevada de inibidores de calcineurina aumentou a chance de positivação do PCR CMV com significância estatística. Logo, quanto maior a imunodepressão maior a chance de infecção por CMV.

Palavras Chave

Transfusão; Citomegalovirus ; Transplante Cardíaco

Área

Pulmão/Coração/Uti/Anestesia

Instituições

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia - São Paulo - Brasil

Autores

Marina Macedo Kuenzer Bond, Marisa Macedo Kuenzer Bond, Vinícius Hatanaka Dias , Tamires Lukenczuk Said , Carolina Casadei dos Santos , Marco Aurélio Finger, Alexandre de Mattos Galvão Santos, João Manoel Rossi Neto