EFEITO DA IRRADIAÇÃO NO AUMENTO DE PELE ALÓGENA DISPONIBILIZADA EM BANCOS DE TECIDOS
O uso de aloenxertos de pele em pacientes queimados ajuda a diminui a taxa de mortalidade, proporciona proteção ao local da queimadura, reduz a desidratação e o risco de infecções. Entretanto, pode ser um potencial veículo transmissor de doenças infectocontagiosas, por isso os Bancos de Tecidos seguem normatizações rígidas. A irradiação é utilizada na redução da taxa de contaminação, pois permite a esterilização de tecidos contaminados.
Foi realizado estudo documental, retrospectivo, transversal com abordagem quantitativa, através dos prontuários de doadores de pele do Banco de Tecidos do Hospital das Clínicas de SP (2003 a 2015). Os dados analisados foram referentes às taxas de contaminação e o nº de lotes de tecidos irradiados, sendo calculada a taxa de recuperação de tecidos. Foram excluídas as amostras incompletas relacionadas aos resultados de cultura microbiológica do tecido pré e pós-irradiação.
No período (2003-2015) foram captados 109 aloenxertos de pele com taxa de contaminação de 45% (49 aloenxertos de pele captadas). Destes 71% (35 aloenxertos) eram por micro-organismos Gram + ou fungos, passíveis de esterilização terminal por irradiação. Estes tecidos foram irradiados, e comprovadamente apresentaram culturas microbiológicas pós-irradiação negativas.
No Banco de Tecidos ICHC adotamos a irradiação para esterilização complementar seguindo metodologia internacional. Os aloenxertos contaminados por bactérias Gram + são irradiados visando uma redução da carga microbiana, que são definidos pelo nível de garantia de esterilidade (SAL).
A irradiação permitiu que 32% dos aloenxertos de pele contaminados pudessem ser esterilizados e disponibilizado para transplante.
Aloenxertos, banco de tecidos, análise microbiológica, controle de qualidade
Imuno/Histo/Tecidos
Banco de Tecidos do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP - São Paulo - Brasil
André Oliveira Paggiaro, Beatriz S Cathalá, Renata Oliveira Conceição, Eugênio Ferramundo Polo, Cesar Isaac, Viviane Fernandes Carvalho, Rolf Gemperli