PERFIL DOS PACIENTES ATIVOS EM LISTA DE ESPERA PARA TRANSPLANTE CARDÍACO DE UM CENTRO TRANSPLANTADOR DO ESTADO DO PARANÁ
Com o crescente aumento no número de pacientes submetidos ao transplante cardíaco no Brasil, faz-se necessário conhecer melhor essa população, para traçarmos perfis dos pacientes em fila de espera, haja visto que o transplante é uma alternativa para melhora da qualidade de vida do paciente. Tal se justifica pela importância e necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre o transplante, procurando promover a efetividade do procedimento junto aos pacientes.
Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido em um centro transplantador do estado do Paraná. Os dados foram obtidos por meio de relatórios do SNT, totalizando 11 pacientes em fila até fevereiro de 2016. Os achados foram fundamentados conforme a literatura pertinente à temática.
Dos pacientes, 63,6% são do sexo masculino, confirmando a abordagem de SBARDELLOTO & COSTA (2014), assim como os receptores de sua população eram predominantemente do sexo masculino, justifica-se, pois esta população é mais afetada pelas doenças cardiovasculares no mundo. Em relação a faixa etária, 54,5% dos 51 a 55 anos, resultado preocupante pois estes pacientes estavam em idade produtiva. As principais causas que levam ao transplante neste centro são: idiopática 45,4%, e isquêmica, chagásica, e outras 18,2% respectivamente. Segundo SBARDELLOTO & COSTA, as principais etiologias que necessitaram de transplante foram a cardiomiopatia idiopática (41,26%).
O transplante cardíaco passou a ser opção para tratamento de doenças antes consideradas fora de possibilidade terapêutica. Espera-se que o estudo contribua para o enriquecimento do conhecimento, estimulem reflexões e despertem interesse na comunidade científica, de forma a reforçar a necessidade de abordar questões sobre o transplante cardíaco.
Transplante cardíaco.
Coord. Tx / Ética
HOSPITAL SANTA CASA DE CURITIBA - Paraná - Brasil
ROGERIO FERREIRA LARA, JUNE ALISSON WESTARB CRUZ