Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Adoção de hábitos saudáveis para prevenir o surgimento de diabetes mellitus em pacientes submetidos a transplante renal

Introdução

O paciente submetido ao transplante renal, apresenta inúmeras complicações, dentre elas a diabetes mellitus (DM), que ascende como uma importante complicação pós transplante renal, sendo um tipo secundário de DM. O objetivo do presente trabalho foi identificar fatores de risco associados ao desenvolvimento de diabetes mellitus pós transplante.

Material e Método

Estudo descritivo, documental e retrospectivo, com abordagem quantitativa. Amostra foi constituída por prontuários, fichas e exames laboratoriais dos pacientes transplantados renais, do ano de 2014, totalizando 127 pacientes receptores de rim, sendo 4 transplantes doador vivo e 165 transplantes doador falecido. A coleta de dados foi realizada no período de junho a outubro de 2016.

Resultados

Relacionado ao peso pré transplante 37,8% estavam entre a faixa de 57 a 72 kg, observa-se que 27,5 % dos pacientes estavam pesando entre 41a 56 quilos. Na evolução do peso com 1 ano de transplante, 38,6% dos transplantados, aumentaram de peso no sexto mês de TXR, 31,5% pós um ano de transplante. A resistência à insulina encontrada neste estudo foi de 44,1%, estando de acordo com a literatura vigente.

Discussão e Conclusões

O excesso de peso após o transplante não é necessariamente um indicativo negativo, em muitos pacientes, este aumento caracteriza recuperação de um estado nutricional prejudicado prévio a esta terapia. Porém o que se observa é que este aumento está relacionado a massa gorda, elevando a lipidemia e a resistência à insulina.
É grande o número de pacientes transplantados que apresentam DM após o procedimento cirúrgico, sendo necessário um acompanhamento e monitoramento do estado de saúde, avaliando ganho de peso, hábitos alimentares e instruir a pratica regular de exercícios físicos para prevenir o desenvolvimento de DM.

Palavras Chave

Enfermagem; Transplante Renal; diabetes.

Área

Rim

Instituições

Unifor - Ceará - Brasil

Autores

Juliana Maria Costa de Mesquita, Rita Monica Borges Studart, Aglauvanir Soares Barbosa, Islene Victor Barbosa, Lise Maria Pinheiro de Mattos, Tamyres Soares de Amorim, Isabela Melo Bonfim, Tamara Gomes de Oliveira Bastos