Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Avaliação Nutricional e o uso da Dinamometria em Transplante Hepático

Introdução

As principais doenças hepáticas que levam ao transplante de fígado são: hepatite viral, alcoólica ou autoimune, doença hepática gordurosa não-alcoólica, cirrose hepática e carcinoma hepatocelular. A desnutrição está presente em todas as fases da doença sendo 20%, nos pacientes com doença hepática compensada, acima de 80%, com cirrose hepática descompensada e em lista de transplante 100% dos casos. Em busca de um melhor diagnóstico nutricional a força do aperto de mão através da dinamometria é um método considerado promissor, que determina a função muscular não sofrendo influência de ascite ou edema.

Material e Método

Este estudo é uma revisão bibliográfica de artigos científicos e dissertações referentes à dinamometria como indicador de avaliação nutricional, encontrados nas bases de dados do Scielo, Bireme, Medline, Cochrane, por meio de palavras chaves, nos idiomas português e inglês, entre 1991 a 2016.

Resultados

Candidatos ao transplante apresentam alterações metabólicas acompanhadas de desnutrição, perda de massa e função muscular. O tempo de espera na fila de transplante agrava a doença, a desnutrição, o hipermetabolismo e a inatividade física que resultam em mau prognóstico.
A dinamometria é uma medida de força isométrica, que envolve o emprego de força sobre um objeto imóvel. É um método de diagnóstico da depleção proteica, sendo um indicador de desnutrição para pacientes hepatopatas

Discussão e Conclusões

A avaliação nutricional é um desafio para a equipe, mesmo com diversos métodos para avaliação, a baixa especificidade e sensibilidade de alguns, limitam sua utilização.
Sendo assim, a dinamometria vem sendo utilizada como um teste funcional sensível, considerada um indicador de depleção proteica. É uma alternativa simples, objetiva, de baixo custo e não invasiva.

Palavras Chave

Nutrição, Transplante, Dinamometria

Área

Multidisciplinar

Instituições

Hospital Santa Isabel - Santa Catarina - Brasil

Autores

Emanuela Ueno, Taise Asen