Mapeamento dos processos de trabalho na doação de órgãos para transplante.
A qualidade na prestação dos serviços em saúde é uma preocupação para os profissionais da área e para a população assistida. O mapeamento dos processos de trabalho são relevantes para o diagnóstico de fragilidades que possam comprometer a efetividade das doações, servindo como parâmetro ao planejamento de ações com o intuito de melhorar a qualidade da assistência prestada aos potenciais doadores e resultando em maior viabilidade dos órgãos e tecidos e, portanto, em transplantes bem sucedidos. O presente trabalho objetiva a melhoria de desempenho e de qualidade por meio da revisão dos processos de trabalho com foco na melhoria dos resultados e na satisfação da equipe.
Realizadas entrevistas, reuniões, análise de documentação e observações de campo, utilizando a análise de processos proposta pela Teoria da Coordenação e, como método de pesquisa, a Pesquisa-Ação. Para o mapeamento dos processos, utilizou-se a notação BPMN (Business Process Modeling Notation) e o software Bizagi.
O trabalho contribuiu com o entendimento e mapeamento da situação atual e o levantamento de informações que permitiram identificar falhas inerentes ao processo e ações preventivas quanto aos riscos e vulnerabilidades presentes. Além disso, permitiu o conhecimento e a análise dos processos, permitindo a visualização ponta a ponta e o entendimento das interfaces entre os participantes.
A participação da equipe foi decisiva para o envolvimento multidisciplinar no mapeamento dos processos, levantando críticas e propondo ações de forma mais planejada. Definida a situação atual, o trabalho irá desencadear uma avaliação mais aprofundada das atividades, evoluindo para a otimização e melhoria dos processos de logística de transplantes.
Transplante / Qualidade da assistência à saúde / Avaliação de processos.
Multidisciplinar
CNCDO/SES/DF - Distrito Federal - Brasil
SANDRO ROGÉRIO GABRIEL SANTOS, VIVIANE MARÇAL SILVA, MARCELO HENRIQUE BALIEIRO, CAMILA VIEIRA HIRATA, DANIELA FERREIRA SALOMÃO PONTES