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XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

INSIGHTS COMPORTAMENTAIS PARA A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: Como a Economia Comportamental pode contribuir para o deficit de órgãos para transplante

Introdução

De acordo com dados recentes, no Brasil 43% dos famílias entrevistadas não autorizam a doação de órgãos de seus familiares (RBT, 2016). Compreender portanto o complexo processo de tomada de decisão de doação de órgãos e que variáveis atuam sobre ele se torna fundamental para que novos esforços, visando elevar as taxas de consentimento no país, sejam implementados.

Material e Método

Baseado no referencial teórico da Economia Comportamental (behavioral economics) o presente trabalho visa: a) apresentar características comportamentais com potencial de enriquecer a compreensão sobre o processo de tomada de decisão de doação de órgãos; b) além de revelar experimentos e aplicações em políticas públicas inspiradas em tais insights já realizadas ao redor do mundo e seus respectivos resultados.

Resultados

Inspirado por uma vasta literatura empírica que sugere que características comportamentais como inércia, procrastinação, status quo, aversão à perda e framing influenciam o processo decisório de maneira sistemática e previsível, o presente trabalho destaca dois estudos aplicados que concluíram ser possível elevar as taxas de consentimento através do uso de regras pré definidas (Johnson e Goldstein, 2003) e elevar o número de doadores registrados em cadastros nacionais através de framing (Sanders e Hallworth, 2015)

Discussão e Conclusões

Conclui-se a partir da presente análise, que tais características comportamentais aqui relatadas apresentam potencial explanatório relevante. Incorporá-las portanto no modelo atual de tomada de decisão de doação de órgãos não só indica possível contribuição para o esforço de abordagem familiar, mas também para o direcionamento de campanhas sobre tema e futuramente para um melhor desenho de ambiente de escolhas (nudge).

Palavras Chave

doação de órgãos; processo decisório; Economia Comportamental

Área

Enfermagem

Instituições

Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil, UPM - São Paulo - Brasil

Autores

Patricia Fonseca, Natany Costa Ferreira