Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

O IMPACTO DA INSERÇÃO DA CIHDOTT 24 HORAS NA TAXA DE PCR EM PACIENTES EM MORTE ENCEFALICA EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA NA BAIXADA FLUMINENSE

Introdução

A fila de espera por um transplante de órgãos no Brasil é muito grande.Baseado na baixa disponibilidade de órgãos e visando aumentar o número de notificações e consequentes doações, houve a criação das chamadas CIHDOTTS. Atualmente grande parte dos profissionais que participam das CIHDOTTS são profissionais que estão na pratica assistencial e complementarmente auxiliam na condução dos casos de ME. O profissional exclusivo da CIHDOTT tem o papel de monitorar com rigor os Potencias Doadores.

Material e Método

Avaliar o impacto da inserção de uma CIHDOTT 24h no número de PCR's num hospital de grande porte do Rio de Janeiro. É um estudo quantitativo, retrospectivo e documental. A coleta de dados desta pesquisa foi realizada no banco de dados da CIHDOTT do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN) após autorização da instituição e do CEP. Foram analisados:Nº de PCR's pacientes em ME de jan/15 até jul/15, sem CIHDOTT 24 horas; e, Nº de PCR's em pacientes em ME de set/15 até mar/16, com CIHDOTT 24 horas.

Resultados

Foram avaliados 108 prontuários, 55 de jan/15-jul/15, onde houve 11 casos de PCR's; e 53 de set/15-mar/16,onde houve 2 casos de PCR's.

Discussão e Conclusões

O estudo demonstrou a eficácia da CIHDOTT 24h durante todo o processo, pois após a implantação do serviço, o número de casos de PCR's cairam consideravelmente. Sem CIHDOTT 24h, a taxa de PCR era de 20%, com CIHDOTT 24h a taxa de PCR caiu para 3,77%. Vale ressaltar que as duas PCR's ocorreram na ausência de funcionários da CIHDOTT. Com isso, conclui-se que o serviço de CIHDOTT 24h é de grande importância para todo o processo, pois o estudo conseguiu mostrar o impacto benéfico do modelo exclusivo através da diminuição das taxas de PCR's.

Palavras Chave

CIHDOTT, PCR, morte encefálica, doação de órgãos

Área

Enfermagem

Instituições

HOSPITAL ESTADUAL ADÃO PEREIRA NUNES - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

GILBERTO MARTINEZ MALVAR JR., JULIANE AGUIAR ROCHA, HELOISA BARBOSA PAGLIONE, Pedro Henrique Alencar Ormonde do Carmo