Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Evolução do processo de doação e transplantes em hospital público de acordo com seus marcos assistenciais

Introdução

Nosso hospital desde sua inauguração em 2002 vem passando por mudanças no seu perfil assistencial. Tem como atividade fim, prestação de serviços de saúde destinado a atendimentos de urgência e emergência, especialmente para casos de Média e Alta complexidade, exclusivamente para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de 2006 com a ativação de sua primeira unidade de terapia intensiva (UTI), funcionamento da tomografia computadorizada em 2008, inauguração do Centro de Trauma em 2013 e constituição da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) exclusiva em 2014, a unidade passa a ser importante hospital notificador de casos de morte encefálica e efetivação de doadores de órgãos e tecidos.

Material e Método

Realizado levantamento histórico dos marcos assistenciais através de registros internos, levantamento dos dados históricos de notificação e doação da unidade nos bancos de dados da CNCDORJ/SNT e traçado paralelo afim de demostrar que as melhorias assistenciais foram capazes de tornar o hospital referência em notificação e doação de múltiplos órgãos e tecidos no cenário estadual e nacional.

Resultados

Coleta de dados iniciais (CNCDORJ/SNT) evidenciou em 2013: 23 notificações com 11 doações efetivas (47%); 2014: 60 notificações com 44 doações efetivas (73%); 2015: 122 notificações com 46 doações (37%); e em 2016: 92 notificações com 41 doações efetivas (44%).

Discussão e Conclusões

Melhoria assistencial e medidas de fomento ao Processo Doação-Transplantes resultam em aumento significativo no número de doadores de órgãos efetivos e contribuem para criação da cultura da doação no serviço de saúde e na comunidade em geral, gerando satisfação da equipe assistencial e seus usuários.

Palavras Chave

processo de doação e transplantes, hospital público,marcos assistenciais.

Área

Coord. Tx / Ética

Instituições

HOSPITAL ESTADUAL ALBERTO TORRES - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

SANDRO GOUVÊA MONTEZANO, ELAINE PEREIRA SOARES, LEONARDO TEODÓSIO MELLO, ROGÉRIO CORREA SILVA, LUIZ ANTÔNIO SILVA, ROGERIO RIBEIRO SILVEIRA, HUMBERTO VILLACORTA, ULISSES OLIVEIRA MELO, EDERLON ALVES CARVALHO REZENDE