Construção de um álbum seriado sobre as orientações de enfermagem no pós-transplante renal: relato de experiência
A Educação em Saúde é um instrumento essencial à assistência de boa qualidade e autonomia individual, o enfermeiro, além de ser um cuidador, é um educador. O estudo objetiva relatar a experiência na construção do álbum seriado que será implementado na enfermaria de pós-transplante renal, pancreático e hepático de um hospital de referência do Ceará.
O álbum intitulado como “Orientações de enfermagem na recuperação hospitalar” foi elaborado por duas residentes alocadas durante três meses na enfermaria pós-transplante. Para elaboração, foi necessária uma ampla revisão de literatura, em bases de dados, tais como, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scielo (Scientific Electronic Library On-line), assim como a utilização do manual de pós-transplante renal do Ministério da Saúde. Após o levantamento bibliográfico sobre o tema supracitado, fundamentou-se a construção das figuras e das fichas roteiro. O álbum elaborado é composto de duas partes: a ilustração, no verso, exposta para o grupo; e a ficha-roteiro anteverso voltada para o profissional.
A construção do álbum seriado se mostrou um recurso necessário ao serviço, através de um material ilustrativo e uma linguagem acessível aos pacientes; dessa forma, estima-se que sua aplicação facilite a compreensão destes. Como também, facilitar um melhor autocuidado do usuário e assim diminuindo o número de complicações pós-transplante.
O enfermeiro desenvolve estratégias diferenciadas de uma abordagem tradicional do cuidado, uma vez que propicia a promoção da saúde ao indivíduo e à comunidade através de informações compartilhadas.
Álbum, enfermeiro, educação em saúde
Enfermagem
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA - Ceará - Brasil
Cecilia Carla Barroso Calazans, Nathália Gonçalves de Oliveira, Pabyle Alves Flauzino, Darling Kescia Araújo Peixoto Braga, Leileane Costa Alves, Cynthia Lima Sampaio, Elenice Maia Pinheiro Araujo