Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Desenvolvimento de protocolo assistencial odontológico aos pacientes do Ambulatório de Transplante Hepático do Hospital São Paulo

Introdução

A Residência Multiprofissional em Transplante e Captação de Órgãos da UNIFESP existe desde 2011 e visa capacitar profissionais de diversas áreas da saúde para oferecer atendimento de qualidade no processo de doação e transplante. No ano de 2016, a Odontologia passou a integrar a equipe.
Atualmente, a literatura já demonstra que o atendimento odontológico a pacientes hospitalizados com enfermidades sistêmicas contribui efetivamente para a recuperação destes. Os benefícios incluem diminuição do tempo de internação, minimizar os riscos de infecção em cavidade oral, melhora da qualidade de vida, diminuir a prescrição de medicamentos e de nutrição parenteral.Desta forma, a Odontologia vem compor a equipe multiprofissional da Residência em Transplante e Captação de Órgãos, com objetivo de prevenir focos de infecção e combater infecções já instaladas que possam interferir no quadro clínico desses pacientes.

Material e Método

Trata-se de um estudo exploratório descritivo, no qual será realizada revisão de literatura sobre o tema e posteriormente, desenvolvido o protocolo assistencial.

Resultados

Os resultados estão em fase de análise e serão apresentados no Congresso.

Discussão e Conclusões

Atualmente, as equipes hospitalares de transplante de órgãos já reconhecem que a cavidade oral é um dos principais focos sépticos no pré e no pós transplante e por isso preconizam avaliação com um odontólogo antes da cirurgia e acompanhamento por toda a vida após o transplante. Tanto os pacientes hepatopatas quanto os transplantados necessitam de um cuidado adequadamente adaptado, a fim de se promover a saúde sem causar danos ou complicações durante as intervenções da equipe odontológica, sendo assim, a identificação destes cuidados e o acolhimento desses pacientes é o objetivo deste trabalho

Palavras Chave

Transplante, Odontologia, Hospitais

Área

Multidisciplinar

Instituições

UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

Suellen Vieira Nascimento, Samantha Mucci, Denise Caluta Abranches, Bartira Aguiar Roza, Adriano Miziara Gonzalez