Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Impacto da criação da Organização de Procura de Órgãos no número de notificações de morte encefálica no interior do estado do Rio de Janeiro.

Introdução

O Programa Estadual de Transplante (PET) do RJ inaugurou a quarta OPO do estado em 2015, no decorrer dos anos percebíamos o crescimento das notificações e a relevância do nosso trabalho junto ao PET. Temos como motivação a oportunidade de divulgação da OPO-BM. A pesquisa tem como objetivo demonstrar o número de notificações de morte encefálica e as doações efetivas anteriores e após a implantação da OPO-BM.

Material e Método

Trata-se de um estudo quantitativo. Os dados apresentados foram retirados dos registros do PET (2014) e da OPO-BM (2015 e 2016). O material avaliado é o número de notificações e de doações efetivas desses anos na nossa área de abrangência.

Resultados

As notificações de casos de ME juntamente com as doações de órgãos aumentaram no decorrer dos anos. Em 2014 obtivemos 49 notificações para 12 doações; em 2015 já com a implantação da OPO-BM houve 66 notificações para 18 doações e em 2016 ocorreu 111 notificações para 20 doações.

Discussão e Conclusões

Conforme podemos analisar o número de notificações de casos de ME e de doações efetivas de órgãos ocorre no decorrer dos anos. Acreditamos que seja devido o cumprimento dos Procedimentos Operacionais estabelecidos pela OPO-BM, que visa aprimorar a seleção de potenciais doadores através da avaliação continua, à educação através de cursos e palestras, a interação entre a equipe dos hospitais x OPO e aos demais fatores do nosso plano de ação. A escassez de órgãos e tecidos de doadores falecidos continua sendo o principal obstáculo para o desenvolvimento do transplante tornando-se imprescindível ampliar a conscientização da população sobre o processo doação / transplante (Barboza,2013).
Com a avaliação desses dados obtivemos o interesse de melhorar o nosso plano de ação para que no futuro aumente mais as notificações e as doações.

Palavras Chave

OPO, notificação, morte encefálica

Área

Multidisciplinar

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Aline Viviane de Oliveira, Bianca Andrade dos Santos, Daniela da Silva, Alice Spacoski da Silva Araújo, Robson Ferreira da Silva, Lidiane Cristina Cruz Manoel de Souza, Gilvando Dias de Sousa Filho