Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Características dos Centros Transplantadores Renais Participantes do Estudo Multicêntrico ADERE BRASIL

Introdução

A não aderência aos imunossupressores (NAd) tem influência negativa na sobrevida do transplante renal (TxR). O ADERE BRASIL é um estudo multicêntrico de 20 centros de TxR, que objetiva identificar a prevalência da NAd a imunossupressores e explorar fatores associados. A influência das práticas clínicas dos centros de TxR na NAd foi pouco estudada. Objetivamos descrever características dos centros participantes do ADERE BRASIL.

Material e Método

Estudo nacional, multicêntrico. Apresentaremos os dados colhidos de 12/2015 a 03/2017. Os centros foram selecionados por estratégia de múltiplos estágios e atividade transplantadora (alta >150 TxR/ano; moderada 50-150TxR/ano e baixa <50 TxR/ano) e região brasileira (Sul/Sudeste e Norte/Nordeste/Centro-oeste). Foram colhidos dados relativos à estrutura e às competências da equipe para cuidados de pacientes crônicos.

Resultados

Coletamos dados de 17 dos 20 centros (85%). Quanto a atividade transplantadora, 58,8% são de baixa atividade, 23,5% moderada e 17,6% alta, com mediana de TxR em 5 anos de 298,0 (27-5296). Dois terços dos centros são públicos (42%) ou universitários (23,5%). 94% tem equipe multiprofissional, composta médico, enfermeiro e mais uma classe profissional, e em 64,7% há prontuário eletrônico. Em 64,5% dos serviços o paciente é acompanhado pelo mesmo médico e em 61,1% o tempo de duração das consultas é de 30 minutos. 82,2 % possuem protocolos clínicos, 94,1% realizam discussões clínicas semanais e incentivam participação em educação continuada.

Discussão e Conclusões

Os centros participantes apresentam, pelas características estudadas, práticas clínicas direcionadas ao cuidado de pacientes crônicos, como equipe multiprofissional e atendimento individualizado, favorecendo a aderência ao tratamento.

Palavras Chave

não aderência, imunossupressores, transplante

Área

Rim

Instituições

Hospital Universitário da UFJF. Hospital do Rim e Hipertensão – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - São Paulo - Brasil, Institute of Nursing Science, University of Basel, Switzerland - - Switzerland, Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Nefrologia – NIEPEN/ Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora - MG) - Minas Gerais - Brasil

Autores

Elisa de Oliveira Marsicano, Fernando Colugnati, Sabina De Geest, José Osmar Pestana Medina, Hélady Sanders-Pinheiro , Centros Participantes do Estudo ADERE Brasil