A presença de reflexos medulares em potenciais doadores de órgãos gera dúvidas quanto ao diagnóstico de morte encefálica em médicos intensivistas?
Os reflexos medulares são observados em até 70% dos pacientes com morte encefálica, constituindo um desafio importante para a determinação desta. O objetivo deste trabalho foi verificar se os reflexos medulares em potenciais doadores de órgãos geram dúvidas no diagnóstico de morte encefálica por médicos intensivistas e os impactos gerados por isso. Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo.
A amostra foi constituída por 31 médicos que atuavam nas Unidades de Terapia Intensiva Adulto de um Hospital público de grande porte na cidade de São José dos Campos, situada no interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados durante os meses de Agosto e Setembro de 2014.
Dentre os entrevistados, 48% tinham mais de 15 anos de formação profissional; 81% já presenciaram reflexos medulares em potenciais doadores e em 80% das vezes relataram ter tido dúvidas, sendo que em 72% dos casos houve a necessidade de realizar uma segunda avaliação médica; 48% dos médicos relataram ter presenciado ou suspendido protocolos de morte encefálica por dúvidas e 68% jamais constatariam a morte se o diagnóstico fosse composto apenas por exames clínico.
Conclui-se que até médicos mais experientes sentem dificuldade na interpretação de reflexos medulares, representando um obstáculo na determinação da morte. Atrasos no seu diagnóstico e suspensão de protocolos são frequentes e podem aumentar o sofrimento familiar, podendo criar falsas esperanças e até mesmo a recusa da retirada dos órgãos que poderiam ser doados. Faz- se necessário disseminar o conhecimento sobre reflexos medulares entre diversos profissionais atuantes neste processo diagnóstico, afim de evitar falsas interpretações, atrasos e despendimento de recursos.
brain death, spinal reflex, abnormal reflex.
Pulmão/Coração/Uti/Anestesia
HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN - São Paulo - Brasil, HOSPITAL MUNICIPAL DR. JOSÉ DE CARVALHO FLORENCE - São Paulo - Brasil
MARCELA CRISTINA FEREIRA DA SILVA, WILLIAM DE SOUZA DELFIM, EDVALDO LEAL DE MORAES