Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Atenção Odontológica a pacientes com comprometimento hematológico: Experiência do projeto de extensão “Assistência Odontológica a Pacientes Transplantados de Medula Óssea do HCUFMG”

Introdução

O Projeto de extensão “Assistência Odontológica a Pacientes Transplantados de Medula Óssea do HC/UFMG” atende pacientes pré e pós-transplante de células tronco hematopoiéticas desde 2002. Estes pacientes representam um desafio para os cirurgiões dentistas, pois seu estado de saúde debilitado pode contraindicar procedimentos odontológicos mais invasivos pelo risco de hemorragias e infecções decorrentes do baixo número de plaquetas e imunidade sistêmica. Porém, mesmo com risco eminente, sua realização é necessária para evitar possíveis complicações sistêmicas futuras. O objetivo deste estudo foi analisar complicações após exodontias em pacientes nas fases pré e pós-transplante de medula óssea.

Material e Método

Os dados foram obtidos dos prontuários odontológicos dos pacientes atendidos no projeto de extensão da Faculdade de Odontologia da UFMG, de 2002 a 2016 que, além de terem realizado exodontia, possuíam o registro de exames laboratoriais no prazo máximo de um mês do procedimento.

Resultados

Foram realizadas 72 cirurgias em 53 pacientes, sendo 68% homens, com média de idade de 44 anos. 35 pré e 18 pós-transplante. A leucemia foi a doença primária mais prevalente (50%). Em média, foram extraídos 2 dentes/paciente. A contagem de plaquetas foi de 217x10³/mm³ em média, com registro mínimo de 66x10³/mm³. Dois pacientes realizaram transfusão sanguínea prévia ao procedimento, nenhum recebeu antibiótico profilático e não houve nenhum caso de infecção ou hemorragia pós-cirurgia.

Discussão e Conclusões

O rigor técnico na execução de procedimentos cruentos em pacientes com alterações hematológicas assegura o sucesso de sua realização. A oportunidade que os alunos têm ao tratar este tipo de pacientes contribui para sua formação acadêmica e lhes dá maior segurança para atendê-los na sua vida profissional.

Palavras Chave

Odontologia
Medula óssea

Área

Multidisciplinar

Instituições

UFMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

Luanne Priscila Pereira Avelar, Jéssica Alves Borba, Thaina Angela Silva Mendes , Paulo Celio Kelles Junior , Maria Elisa Souza Silva, Ricardo Santiago Gomes, Mauro Henrique Nogueira Guimarães Abreu, Ana Maria Rebouças, Leandro Napier Souza, José Eustáquio Costa