4 multiplicadores somando 500 doadores - a matemática da vida.
A necessidade de levar às pessoas informação sobre doação de órgãos contagiou 4 alunos do curso técnico em enfermagem do IFSC Joinville após ouvirem uma palestra sobre o tema proferido por uma CIHDOTT. Mais que um trabalho de conclusão de curso, virou um projeto de vida para esses adolescentes e ganhou destaque num evento científico realizado por um hospital transplantador de Joinville/SC.
Dentro do projeto "Doação de órgãos: a conscientização através do conhecimento", foram realizadas palestras para todas as turmas dos cursos técnicos integrados do Câmpus Joinville. Nelas, os 4 alunos usaram vídeos, depoimentos e jogos interativos para esclarecer dúvidas dos 500 alunos e funcionários atendidos no projeto e ressaltar o quanto a doação de órgãos é importante. As turmas foram divididas em 16 grupos e as palestras foram realizadas no auditório da instituição. Também foi entregue material impresso aos participantes.
Os participantes receberam informação da importância de ser e como ser um doador de órgãos. A Assessoria de Imprensa da instituição também divulgou o evento no seu site de noticias, contribuindo com o número de pessoas alcançadas e possíveis novos doadores. A explanação do tema foi bem informal, permitindo a participação de todos para sanar suas dúvidas. O evento repercutiu positivamente em outros campus do IFSC. O projeto foi destaque no III Simpósio de Doação e Transplante de Órgãos em SC.
Levar o tema DOAÇÃO DE ÓRGÃOS à população é importante para desmistificar o processo e preparar as pessoas para o consentimento para doação no momento de perda de seu ente querido. Os resultados desse trabalho foram altamente positivos e gratificantes, conquistando novos doadores. O projeto terá continuidade.
Educação em saúde, Doação de Órgãos, Transplante.
Enfermagem
IFSC - Santa Catarina - Brasil
Ivonei Bittencourt, Debora Rinaldi Nogueira, Arielle Silva Gomes dos Santos Rudnick, Cristiane Day Martendal, Lucas Gabriel Odelli, Patricia Meier