Indicadores de uma CIHDOTT nascida em 1995.
O presente trabalho traz os excelentes indicadores da CIHDOTT do HMSJ de Joinville/SC, que iniciou suas atividades em 1995, época em que ainda não havia sido organizada as CNCDOs e não se usava a nomenclatura das comissões de doação de órgãos e tecidos para transplante, sendo uma das mais antigas do Brasil. O longo tempo de atuação traz a expertise e a prática que contribuem grandemente para os excelentes indicadores conquistados nos últimos anos.
Mensalmente as CIHDOTTs de SC enviam relatórios para a CNCDO e esta, periodicamente realiza auditorias internas nos hospitais que realizam o processo de doação de órgãos. Esses números servem de base para planejamento e metas do programa de garantia de qualidade. O Hospital Municipal São José de Joinville é referência em Ortopedia/Traumatologia e Neurologia/Neurocirurgia, sendo a instituição com maior potencial de doação de órgãos de SC.
Em 2015 e 2016 a CIHDOTT do HMSJ de Joinville/SC realizou, consecutivamente, 54 e 57 notificações de protocolos para diagnóstico de morte encefálica. Destes, 23 (43%) se converteram em doação em 2015 e 28 (49%) em 2016. Das causas da não efetivação da doação em 2015, temos 17 recusas familiares (31%) e 5 casos de PCR (9%). Em 2016, além de elevar o número de notificações e consentimento para doação, observamos diminuição da não efetivação, sendo 12 recusas (21%) e 5 PCR (9%). Dos 6 protocolos abertos até metade de março de 2017, 5 (83,3%) se converteram em doação, havendo 1 contra-indicação clínica.
As experiências desta comissão refletem nos elevados números de doação e os mais baixos índices de recusa familiar do estado. Isso deve-se a capacitação e prática no acolhimento à família e eficaz manutenção do potencial doador de órgãos e tecidos.
CIHDOTT, Doação de Órgãos, Indicadores de qualidade.
Coord. Tx / Ética
Hospital Municipal São José - Santa Catarina - Brasil
Ivonei Bittencourt, Aline Rosana Lopes, Liliani Cristina Gonçalves Azevedo, Maria Caroline Siqueira Rosa, Robson Duarte