Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Consulta de enfermagem pré-transplante renal: construção e implementação de instrumento

Introdução

O preparo da pessoa com doença renal crônica para a realização do transplante renal, doador falecido, inicia-se no ambulatório para a avaliação clínica, acompanhamento dos exames, vacinação e educação em saúde. O presente trabalho refere-se à inserção da enfermeira neste ambiente e à implementação de instrumento para a consulta de enfermagem no ambulatório de pré-transplante renal de doador falecido num hospital universitário do município do Rio de Janeiro. Objetivos: relatar a experiência de implementação da consulta de enfermagem e descrever a construção de instrumento para a realização da mesma.

Material e Método

Trata-se de um relato de experiência que consistiu na construção do instrumento a partir da Teoria do Autocuidado proposta por Orem e aplicação do mesmo, a partir de setembro de 2016. O instrumento está subdividido em nove sessões, sendo sete com questões objetivas e duas discursivas.

Resultados

A primeira sessão contém dados sócio demográficos, situação na fila de espera, bem como condições atuais da diálise. Constam no instrumento os antecedentes pessoais; medicações em uso; hábitos de vida; uso de insulina, avaliação do grau de autonomia e condições de autocuidado. Verificação da caderneta de vacinação e questões que discutem aderência e expectativas do transplante renal. Ao final, tem-se a percepção do enfermeiro com os diagnósticos de enfermagem e construção de planejamento e metas para cada indivíduo.

Discussão e Conclusões

A realização da consulta de enfermagem no ambulatório pré-transplante de rim doador falecido possibilita identificar as necessidades da pessoa, dúvidas e dificuldades. Este momento é precioso para as orientações educativas, esclarecimento de dúvidas, estimulação do autocuidado e de uma maior adesão no pós- transplante renal.

Palavras Chave

Processo de Enfermagem, Doença Renal Crônica, Transplante Renal

Área

Enfermagem

Instituições

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Viviane Ganem Kipper Lima, Frances Valéria Costa Silva, Joyce Martins Arimateia Branco Tavares, Silvia Maria Sá Basilio Lins, Tatiane Silva Campos