A dinâmica emocional como caminho para a cura
Trata-se do relato de experiência de transplante renal, procedimento utilizado no tratamento de pacientes com doença renal crônica. O pressuposto de que a doença é a causadora da situação problema e que gera impactos não só físicos no doente, constitui o foco deste relato, o que permite a compreensão da doença e influência da dinâmica emocional do doente, enfatizando que o processo de cura vai além do momento em que a equipe médica considera o procedimento concluído com sucesso.
O processo de auto análise, as reflexões nas sessões de psicoterapia e o diário de transplante, constituíram a fonte de dados usados para entender a dinâmica emocional vivida durante o processo de transplante. Os eixos de análise e interpretação foram estruturados em três dimensões: compreender a doença, reconhecer os aspectos subjetivos geradores da doença e desenhar o caminho da cura, resignificando a vida.
A condição para a interpretação da doença e sua cura foi fundamentada nos estudos dos autores Dahlke & Dethlefsen, Hellinger, Lukas, Martel e Ponder. Eles destacam em suas obras a interdependência entre os pensamentos e o corpo, uma vez que os pensamentos deliberados podem propositadamente mudar o seu corpo do estado de doença para o estado de saúde. Outro aspecto importante para análise, destacado pelos autores é o fato de a pessoa estar consciente do que está fazendo e não preocupada com o que faz. Ressaltam também que quanto maior a consciência para o enfrentamento da doença, tanto melhor será o processo de cura.
O processo vivido possibilitou compreender a dinâmica emocional para desenvolver aprendizagens intra e inter pessoais e a conscientização de lutar contra a doença, transformando-a em algo de que não necessitamos mais
Transplante renal, dinâmica emocional, experiencia da doença cura
Rim
Sermann's Assessoria e Treinamento Ltda - Paraná - Brasil
Priscila Sermann