CARACTERÍSTICAS DOS TRANSPLANTES DE FÍGADO REALIZADOS NO PARANÁ
As indicações mais frequentes para o transplante de fígado no Brasil são a cirrose induzida pelo vírus da hepatite C e aquela provocada pelo uso do álcool. No Brasil 1.331 pessoas aguardavam por um fígado em 2016, entretanto, grande parte destas pessoas não resistiram até a chegada de seu órgão.
Estudo retrospectivo, exploratório, de abordagem quantitativa realizado com dados de 2036 transplantes, cedidos pelo Sistema Estadual de Transplantes do Paraná. Os dados foram analisados por estatística descritiva no software Statistical Package for the Social Sciences, versão 20.
No Paraná no período mencionado foram realizados 2036 transplantes de órgãos, destes 505 (24,8%) eram de fígado. A caracterização desses transplantes revelou que 366 (72,5%) foram realizados no sexo masculino, 502 (99,4%) custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 3 (0,6%) por operadoras de planos de saúde, 502 (99,4%) dos órgãos foram provenientes de morte encefálica e 3 (0,6%) de Polineuropatia Amiloidótica Familiar, o transplante dominó, bem como a maioria dos transplantes ocorreu no ano de 2015 (132; 26,1%).
Grande parte dos transplantes de fígado foram realizados no sexo masculino, visto que a maior taxa de cirrose, sobretudo por uso abusivo de álcool ocorre entre os homens. O custeio do transplante em sua maioria foi realizado pelo SUS, que cobre todo o procedimento cirúrgico e as drogas imunossupressoras, e assim, é considerado de alto custo. Diante disso, o conhecimento das características do transplante de fígado constitui-se em uma ferramenta importante para executar ações que propiciem o aumento do número de doações que resultaram no aumento dos transplantes, beneficiando aqueles que aguardam em lista.
Gestão em Saúde; Obtenção de Tecidos e Órgãos; Transplante de Fígado.
Coord. Tx / Ética
Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Paraná - Brasil
Rafael Rodrigo Da Silva Pimentel, Maria Do Carmo Fernandez Lourenço Haddad, Maria José Quina Galdino, Iria Bárbara De Oliveira, Carla Moretti de Souza, Paloma de Souza Cavalcante Pissinati