Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

ESTUDO PILOTO, UNICÊNTRICO, PROSPECTIVO, ABERTO PARA INVESTIGAR A EFICÁCIA E SEGURANÇA DO EVEROLIMO ASSOCIADO AO MICOFENOLATO SÓDICO EM PACIENTES ADULTOS SUBMETIDOS AO ALOTRANSPLANTE RENAL APÓS A RETIRADA DO INIBIDOR DE CALCINEURINA NA 16ª SEMANA,

Introdução

O uso dos inibidores de calcineurina (IC) resultou em um avanço nos resultados do transplante renal em todo o mundo. Entretanto, são drogas que têm um potencial nefrotóxico e, em virtude disso, há um interesse no uso de protocolos sem IC ou então com uma menor exposição aos IC.

Material e Método

Foram analisados 28 pacientes considerados de baixo risco imunológico. Todos eram receptores de um primeiro transplante renal (doador vivo ou falecido), com PRA < 10% e usando como imunossupressão tacrolimo, micofenolato sódico e prednisona. Os pacientes não poderiam ter apresentado função retardada do enxerto ou episódio de rejeição aguda até o momento da randomização e a função renal nos primeiros três meses deveria estar estável.
Caso preenchessem esses critérios, no 4º mês PO, eram randomizados para permanecer utilizando o tacrolimo, ou então, iniciar o everolimo.
Ao final de 12 meses de transplante foi realizada uma biópsia protocolar.

Resultados

Foi feito uma análise de variância fatorial (MANOVA) que mostrou uma creatinina sérica menor no grupo everolimo (1,16mg/dL vs 1,45mg/dL) com 12 meses de PO.
A taxa de rejeição no grupo everolimo e tacrolimo foi o mesmo: 7,1% (p=0,644).
Não observamos nenhuma perda no grupo everolimo. Já no grupo tacrolimo, dois pacientes (7,1%) perderam o enxerto renal, diferença que não atingiu significância estatística (p=0,78).
No grupo tacrolimo, um paciente apresentou, na biópsia, sinais de nefropatia crônica do enxerto e outro, alterações suspeitas de rejeição humoral. Das 11 amostras de biópsias no braço tacrolimo havia sinais de nefrotoxicidade por IC em um paciente (9,1%).
Não houve óbitos no estudo.

Discussão e Conclusões

O presente mostrou que não houve diferença entre as duas drogas em relação aos desfechos rejeição aguda, óbito e perda do enxerto.

Palavras Chave

Transplante renal
Minimização

Área

Rim

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS - Minas Gerais - Brasil

Autores

Luiz Flavio Couto Giordano, Marcus Faria Lasmar, Heloísa Reniers Vianna, Euler Pace Lasmar