Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

O Impacto Emocional Da Perda Do Enxerto No Contexto Do Transplante Renal – Uma Análise De Estudos Qualitativos

Introdução

O Transplante Renal (TxR) é a melhor opção de tratamento para os pacientes com Doença Renal Crônica Terminal. Apesar dos avanços na área, parte dos TxR falha por nefropatia crônica do enxerto ou morte do receptor com o enxerto funcionando. A produção científica sobre o impacto emocional da perda do TxR ainda é tímida, em contrapartida há um crescente número de pacientes transplantados na iminência de passar por tal experiência, sendo inadiável a sua compreensão.

Material e Método

Bases de dados eletrônicas foram consultadas com as seguintes palavras-chave: graft rejection; graft failure; graft loss; transplant failure; transplantation; kidney transplantation; kidney failure,chronic; psychology, emotional. Foram consideradas as produções entre 2000 e 2015, em inglês ou português que abordassem a vivência emocional dos pacientes transplantados renais diante da perda do enxerto. As produções em duplicidade e resultados com resumo e/ou artigo indisponíveis foram excluídos

Resultados

Foram selecionados 2 estudos longitudinais e 3 estudos transversais que correspondiam à proposta da revisão, sendo todos estudos qualitativos. Seis temas principais foram identificados nas pesquisas: Expectativas e Vivências com o Transplante Renal; Perdas; O Retorno à Diálise; Enfrentamento; Novas Perspectivas Após a Perda do Enxerto e Reflexões e Propostas às Equipes de Saúde.

Discussão e Conclusões

A perda do enxerto desvelou-se como uma experiência emocionalmente intensa e complexa, que afeta pacientes e familiares. Ela vai além da perda do órgão transplantado, aspecto este que ainda é pouco reconhecido, contribuindo para a intensificação de uma experiência solitária e de deficiente suporte emocional. Mais estudos são necessários para a melhor compreensão dessas vivências.

Palavras Chave

kidney transplantation, psychology, emotional adjustment

Área

Multidisciplinar

Instituições

HOSPITAL DO RIM - São Paulo - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

Lívia Sati Okada, Lívia Carolina Ariente, Bartira de Aguiar Roza, Janine Schirmer, José Osmar Medina Pestana, Samantha Mucci