Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

O Ciclo PDCA para a melhoria do diagnóstico de morte encefálica nos serviços de doação de órgãos e tecidos de Teresina, Piauí.

Introdução

O ciclo PDCA, P (planejar), D (fazer), C (verificar), A (agir), facilita a tomada de decisões com planejamento eficaz no intuito de melhorar as atividades que estão sendo analisadas. Assim utilizou-se tal ferramenta a fim de elaborar um plano de ação para a dificuldade de realizar o diagnóstico de morte encefálica (ME) nos serviços de doação de órgãos e tecidos em Teresina, Piauí.

Material e Método

Este trabalho utilizou a técnica do diagrama de Ishikawa, como forma para levantar as possíveis causas do problema, em seguida elaborou-se um plano de ação detalhado.

Resultados

Causas do problema: Ausência de um protocolo institucional de diagnóstico de morte encefálica, dependência do profissional da OPO/CIHDOTT no diagnóstico de ME, alterações clínicas e laboratoriais do possível/potencial doador, ausência de escala da neurologia para realizar o exame clínico, deficiência na logística de realização do exame complementar.Principais ações: Elaborar um protocolo institucional de gerenciamento do diagnóstico de ME, treinar os profissionais das equipes da UTI e pronto socorro, referente à manutenção e diagnóstico de ME, manutenção do possível/potencial doador, adquirir materiais e equipamentos assistenciais, criar uma escala da neurologia nos hospitais para a realização dos exames clínicos de diagnóstico de ME, criar uma escala da neurologia para a realização do exame complementar do diagnóstico de ME.

Discussão e Conclusões

O modelo de Planejar, Fazer, Verificar e Agir permitiu uma análise de maior dimensão do processo do protocolo de ME, e a execução do plano deve ser feita com treinamento e desenvolvimento da equipe para a realização de todas as etapas do processo, execução de tarefas, controle e ações corretivas.

Palavras Chave

Ciclo PDCA; planejamento; diagnóstico de morte encefálica;

Área

Enfermagem

Instituições

Hospital Getúlio Vargas - Piauí - Brasil, Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

Joyce Anny Alves do Nascimento, João Gilson de Jesus Cantuário, Renata Leite