Efeito do Pré-condionamento hepático com luz laser na isquemia parcial do fígado
Alterações de Isquemia e reperfusão (I/R) são frequentes em cirurgias como hepatectomias parciais e em transplante hepático.Várias modalidades de pré-condicionamente hepático têm sido estudadas como fatores protetores do fígado diante da isquemia.Objetivo: Avaliar o efeito do pré-condicionamento com luz laser à lesão hepática em ratos submetidos à isquemia hepática parcial.
20 ratos machos Wistar adultos foram divididos em 4 grupos (n=5): Sham (Sh), Sham + laser (ShL), Isquemia parcial (IP), Isquemia parcial + laser (IPL). Após laparotomia mediana, foi aplicada luz laser em comprimento de onda de 660 nm na dose de 112,5 J e então, realizada a isquemia parcial de 1 hora seguida de 15 minutos de reperfusão, quando os ratos foram sacrificados. Foram colhidas amostras de sangue para dosagens de AST e ALT e biópsias hepáticas para medida do swelling mitocondrial e MDA. A análise estatística foi feita com o teste de Mann-Whitney com significância de 5%.
O estado 3), apresentou diferença significativa entre os grupos SH vs IR, SH vs SHL enquanto o estado estado 4, não apresentou diferença significativa entre os grupos. Na razão de controle respiratório (RCR), houve diferença significativa entre os grupos SH vs IRL e IR vs IRL. O swelling mitocondrial apresentou diferença significativa entre os grupos SH vs IR, SHL vs IRL e o malondialdeído (MDA), não apresentou diferença significativa entre os Grupos. Os valores séricos das enzimas hepáticas ALT e AST apresentaram diferenças significativas entre os grupos SH vs IR, tanto para ALT quanto para AST.
O laser, não apresentou efeito protetor na atividade mitocondrial, porém sua atuação reduziu a expressão de ALT na resposta hepática ao processo de I/R.
Isquemia; laser; pré-condicionamento; Isquemia/Reperfusão
Fígado
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil
Felipe Paula Albuquerque, Eduardo Laureano, Maria Cecília Jordani Gomes, Orlando Castro Silva