Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DE 15 ANOS DE TRANSPLANTES RENO-PANCREÁTICO EM 131 PACIENTES

Introdução

Existem no Brasil cerca 120 mil pacientes em diálise, sendo que de 30 a 35% teriam indicação para transplantes. Contudo, a lista de espera é bem menor, sugerindo que a maioria dos pacientes que necessitam de transplante não estão direcionados. O ingresso em lista para o transplante pâncreas-rim é muito pequeno segundo dados da ABTO (in RBT/2016). É preciso incentivar o acesso a todos que necessitem do transplante duplo, na busca de melhor sobrevida para o paciente diabético nefropata, haja vista ainda prioridade do procedimento.

Em que pese os desafios, o Serviço apresentou significativo aumento no número de transplantes pâncreas-rim, sendo hoje o maior centro em números do país.

Material e Método

Análise retrospectiva de prontuários médicos, sobrevida de paciente e enxertos. Período de avaliação de janeiro de 2001 a dezembro de 2015. Relato das principais complicações clínicas e cirúrgicas; imunossupressão utilizada; profilaxias. Sobrevida por curvas de Kaplan-Meier e teste de Log-rank.

Resultados

De 131 pacientes analisados no período de 15 anos pós transplante, os percentuais de sobrevida apresentaram melhores resultados. Numa análise de todo o período observa-se a sobrevida de 73,3% em relação ao paciente; 83,2% em relação ao enxerto renal e 74,5% no que se refere ao enxerto pancreático. Foram analisados os três quinquênios separadamente, demonstrando também melhoras em referência à sobrevida do paciente e estabilidade em relação à sobrevida dos enxertos.

Discussão e Conclusões

A experiência nesses 15 anos reitera a importância do transplante em pacientes diabéticos com insuficiência renal crônica como terapia capaz de proporcionar melhor qualidade de vida e aumento de sobrevida. Apesar da complexidade do processo, é um método viável em todo o Brasil.

Palavras Chave

pâncreas-rim; diabetes; lista; sobrevida

Área

Rim/Pancreas

Instituições

HOSPITAL ANGELINA CARON - Paraná - Brasil

Autores

CARLOS GUSTAVO MARMANILLO, JOÃO EDUARDO NICOLUZZI, RODRIGO BELILA, MATHEUS MACRI, RODRIGO ZAMPRONA, GABRIEL VARASCHIN, JOSÉ SAMPAIO NETO, CARLA STAHLSCHMIDT, CAROLINE LANGARO