Sofrimento Moral e o Processo Doação-Transplante de Órgãos: Estudo Piloto com Acadêmicos de Enfermagem de uma Universidade Canadense
Os profissionais de saúde têm se deparado com diversas questões éticas decorrentes da escassez de órgãos para transplante, o que tem aumentado a complexidade das decisões a serem tomadas. O sofrimento moral é reconhecido como um problema que afeta os profissionais de saúde, mas principalmente os enfermeiros. Neste cenário, os acadêmicos de enfermagem não estão imunes às situações que o causam. Observou-se, por meio da análise de literatura publicada sobre o tema, inexistência de estudos que abordassem a díade sofrimento moral e processo doação-transplante de órgãos.
Estudo piloto, quantitativo-descritivo que objetivou identificar e compreender o sofrimento moral de acadêmicos de enfermagem em relação à escassez de órgãos para transplante.
Os questionários foram entregues a 134 alunos, sendo que 77,6% (n=104) concordaram em participar e devolveram o instrumento preenchido. A maioria dos participantes eram do sexo feminino (82,7%). Verificou-se significância na correlação entre idade e os sentimentos ocasionados pela decisão (p=.025). Ao contrário do que a grande maioria dos estudos relacionados ao sofrimento moral têm apontado, os participantes mais velhos experienciaram menos sofrimento moral do que aqueles mais jovens.
Os resultados deste estudo apontam que os acadêmicos de enfermagem vivenciaram o sofrimento moral ao serem expostos a situações de difícil manejo. Sabendo que a escassez de órgãos para transplante configura-se como problema mundial e trata-se de um tema arraigado por questões complexas, faz-se necessário o desenvolvimento de novos estudos capazes de evidenciarem a presença do sofrimento moral, bem como, estratégias capazes de evitá-lo ou amenizar as consequências ocasionadas pelo mesmo.
Sofrimento moral; enfermagem; doação de órgãos;
Enfermagem
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP USP - São Paulo - Brasil, University of Alberta's Faculty of Nursing - - Canada
João Paulo Victorino, Donna M Wilson, Carla Aparecida Arena Ventura