Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Sofrimento Moral e o Processo Doação-Transplante de Órgãos: Estudo Piloto com Acadêmicos de Enfermagem de uma Universidade Canadense

Introdução

Os profissionais de saúde têm se deparado com diversas questões éticas decorrentes da escassez de órgãos para transplante, o que tem aumentado a complexidade das decisões a serem tomadas. O sofrimento moral é reconhecido como um problema que afeta os profissionais de saúde, mas principalmente os enfermeiros. Neste cenário, os acadêmicos de enfermagem não estão imunes às situações que o causam. Observou-se, por meio da análise de literatura publicada sobre o tema, inexistência de estudos que abordassem a díade sofrimento moral e processo doação-transplante de órgãos.

Material e Método

Estudo piloto, quantitativo-descritivo que objetivou identificar e compreender o sofrimento moral de acadêmicos de enfermagem em relação à escassez de órgãos para transplante.

Resultados

Os questionários foram entregues a 134 alunos, sendo que 77,6% (n=104) concordaram em participar e devolveram o instrumento preenchido. A maioria dos participantes eram do sexo feminino (82,7%). Verificou-se significância na correlação entre idade e os sentimentos ocasionados pela decisão (p=.025). Ao contrário do que a grande maioria dos estudos relacionados ao sofrimento moral têm apontado, os participantes mais velhos experienciaram menos sofrimento moral do que aqueles mais jovens.

Discussão e Conclusões

Os resultados deste estudo apontam que os acadêmicos de enfermagem vivenciaram o sofrimento moral ao serem expostos a situações de difícil manejo. Sabendo que a escassez de órgãos para transplante configura-se como problema mundial e trata-se de um tema arraigado por questões complexas, faz-se necessário o desenvolvimento de novos estudos capazes de evidenciarem a presença do sofrimento moral, bem como, estratégias capazes de evitá-lo ou amenizar as consequências ocasionadas pelo mesmo.

Palavras Chave

Sofrimento moral; enfermagem; doação de órgãos;

Área

Enfermagem

Instituições

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP USP - São Paulo - Brasil, University of Alberta's Faculty of Nursing - - Canada

Autores

João Paulo Victorino, Donna M Wilson, Carla Aparecida Arena Ventura