Método Canvas no planejamento de reestruturação do ambulatório de transplante renal: relato de experiência
O ambulatório de transplante renal do hospital universitário (HU) da capital cearense presta serviço a pacientes nefropatas indicados a abandonar o tratamento dialítico. Poluição visual e auditiva, ausência de privacidade, conforto e de segurança dos paciente e profissionais de saúde, são os principais problemas encontrados nesse serviço. Dessa forma, objetiva-se propor um projeto de reestruturação da ambiência nessa unidade.
Relato de experiência do planejamento de reforma do ambulatório de transplante renal através da disciplina de Humanização da Residência Multiprofissional da Universidade Federal do Ceará, utilizando o método Canvas.
Usualmente empregado em business, o Canvas, conduz um plano prático e participativo, mostrando as demandas e os benefícios gerados. A utilização desse método se dá pelo preenchimento de etapas, em um mapa visual, para a elaboração da proposta. A princípio foi estabelecido a justificativa e os objetivos. Os benefícios foram descritos como: otimização do fluxo de pacientes; ambiente hospitaleiro; redução da ansiedade dos pacientes; melhoria das relações interprofissionais. Os produtos a serem entregues foram ajustados aos requisitos. O Canvas também solicita a definição dos stakeholders e da equipe. Devem ser identificados ainda os riscos admitidos e a linha do tempo do projeto. Por fim, toda essa reestruturação, obviamente, possui um custo, a equipe pretendeu solicitar patrocínio de empresas farmacêuticas.
Sabemos que os desafios da saúde pública são incontáveis, mas não se pode permitir o sucateamento e degradação do patrimônio já conquistado. Dessa maneira, torna-se imprescindível a execução desse projeto concebido com a assistência indispensável do método Canvas.
transplante renal; humanização; método canvas;
Multidisciplinar
Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil
Nathália Gonçalves Oliveira, Darling Kescia Araújo Peixoto Braga, Pabyle Alves Flauzino, Cecilia Carla Barroso Calazans, Leileane Costa Alves