Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Efeito do Pré-Condicionamento Hepático com Azul de Metileno em Fígado de Ratos Submetidos à Isquemia e Reperfusão do fígado

Introdução

O fígado pode sofrer lesões em situações nas quais é submetido à isquemia, como nas hepatectomias parciais e no transplante hepático. Embora seja necessária para restabelecer a função do tecido, a reperfusão pode causar danos intensos o que caracteriza a lesão de isquemia/reperfusão (I/R). Este estudo objetivou analisar o efeito do pré-condicionamento hepático com azul de metileno no processo I/R do fígado.

Material e Método

35 ratos Wistar machos foram utilizados, sendo que do mesmo rato foram colhidas amostras hepáticas submetidas (I) ou não à isquemia (NI). Essas amostras foram divididas em 6 grupos de acordo com a indução de I/R e aplicação do MB. Em todos os ratos avaliou-se a função mitocondrial, pelo estado 3, 4 e razão de controle respiratório (RCR), Swelling mitochondrial e Malondialdeido (MDA).

Resultados

Houve inibição da velocidade do estado 3 em todos os grupos isquêmicos em relação ao grupo Sham, o que não ocorreu na porção contralateral não isquêmica do mesmo fígado. Em presença do MB observou-se a manutenção da inibição no estado 3, diminuição da RCR em todos os grupos isquêmicos em relação ao grupo Sham. Observou-se ainda aumento do MDA, Swelling e dos níveis séricos das ALT e AST nos grupos isquêmicos em relação ao grupo Sham, evidenciando a presença de lesão hepatocelular. Todas as alterações encontradas foram mantidas no grupo de animais que receberam MB anteriormente à indução da isquemia.

Discussão e Conclusões

Na dose usada e como pré-condicionante o MB não foi capaz de proteger as lesões causadas pelo processo de I/R. As implicações clínicas do uso do MB como protetor de lesões durante o processo de I/R apresentam limitações devido a diversos fatores, como variação nos tempos de I/R etc.

Palavras Chave

Fígado; Azul de Metileno; Isquemia; Isquemia/Reperfusão, Mitocôndria.

Área

Fígado

Instituições

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP USP - São Paulo - Brasil

Autores

Thaís Natália Almeida, João Paulo Victorino, Jordan Bistafa Liu, Daniel Tófoli Queiroz Campos, Catarina Graf, Maria Cecília Jordani, Karina Dal Sasso Mendes, Orlando Castro Silva Junior