Fatores preditores de queda em pacientes internados em um hospital de referência em transplante renal
Queda pode ser descrita como uma situação em que há o deslocamento não intencional do corpo a um nível inferior à posição inicial, sem possibilidade de correção em tempo hábil devido a diversos fatores que comprometem a estabilidade corporal. O objetivo foi identificar os fatores preditores de queda em pacientes hospitalizados, visando a melhoria da segurança do paciente na instituição ligadas à assistência de saúde.
Estudo descritivo transversal e retrospectivo, realizado em um hospital referência em transplante renal na cidade de São Paulo. A população foi composta por pacientes internados no período de 2013 a 2016.
O total foi de 126 pacientes, sendo 64,3% do sexo masculino e 35,7% feminino, apenas um era menor de 18 anos, e a idade média de 55 anos; 55,2% das quedas ocorreram no quarto, 37,6% banheiro e 7,2% corredor, e dentro da amostra 74,4% estavam sozinhos no momento do evento e, dos 25,6% acompanhados, 37,5% pela equipe de enfermagem. A maior parte dos usuários possuía comorbidades associadas (81,6%) e faziam uso de medicação relacionada a fator de risco para queda (63,2%), e a grande maioria se deu de própria altura (73,8%). Havia sido realizada avaliação de risco na admissão de 84% dos pacientes, sendo que destas, 60,9% estavam atualizadas.
Os resultados indicam que 44% dos usuários que sofreram queda houve danos relacionados a danos físicos, e necessidade de exames diagnósticos, prolongamento da internação e acréscimo de terapia medicamentosa, foram transferidos 5 pacientes para a unidade de terapia intensiva. Conclui-se que é importante a identificação do risco de queda precocemente, atualizado diariamente e registrado as informações referentes, bem como a notificação adequada do evento adverso ao cuidado visando melhorias na qualidade da assistência.
QUEDA
Enfermagem
HOSPITAL DO RIM - São Paulo - Brasil
MARCELLA MURATA, MARIA ELENICE SILVA, RENATA SIMONE QUEIROZ, LETICIA MATTOS RODRIGUES SILVA, ROSALI ISABEL BARDUCHI OHL, JOSÉ MEDINA-PESTANA