Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Fatores preditores de queda em pacientes internados em um hospital de referência em transplante renal

Introdução

Queda pode ser descrita como uma situação em que há o deslocamento não intencional do corpo a um nível inferior à posição inicial, sem possibilidade de correção em tempo hábil devido a diversos fatores que comprometem a estabilidade corporal. O objetivo foi identificar os fatores preditores de queda em pacientes hospitalizados, visando a melhoria da segurança do paciente na instituição ligadas à assistência de saúde.

Material e Método

Estudo descritivo transversal e retrospectivo, realizado em um hospital referência em transplante renal na cidade de São Paulo. A população foi composta por pacientes internados no período de 2013 a 2016.

Resultados

O total foi de 126 pacientes, sendo 64,3% do sexo masculino e 35,7% feminino, apenas um era menor de 18 anos, e a idade média de 55 anos; 55,2% das quedas ocorreram no quarto, 37,6% banheiro e 7,2% corredor, e dentro da amostra 74,4% estavam sozinhos no momento do evento e, dos 25,6% acompanhados, 37,5% pela equipe de enfermagem. A maior parte dos usuários possuía comorbidades associadas (81,6%) e faziam uso de medicação relacionada a fator de risco para queda (63,2%), e a grande maioria se deu de própria altura (73,8%). Havia sido realizada avaliação de risco na admissão de 84% dos pacientes, sendo que destas, 60,9% estavam atualizadas.

Discussão e Conclusões

Os resultados indicam que 44% dos usuários que sofreram queda houve danos relacionados a danos físicos, e necessidade de exames diagnósticos, prolongamento da internação e acréscimo de terapia medicamentosa, foram transferidos 5 pacientes para a unidade de terapia intensiva. Conclui-se que é importante a identificação do risco de queda precocemente, atualizado diariamente e registrado as informações referentes, bem como a notificação adequada do evento adverso ao cuidado visando melhorias na qualidade da assistência.

Palavras Chave

QUEDA

Área

Enfermagem

Instituições

HOSPITAL DO RIM - São Paulo - Brasil

Autores

MARCELLA MURATA, MARIA ELENICE SILVA, RENATA SIMONE QUEIROZ, LETICIA MATTOS RODRIGUES SILVA, ROSALI ISABEL BARDUCHI OHL, JOSÉ MEDINA-PESTANA