Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Necrólise Epidérmica Tóxica por Fenitoína em um paciente transplantado renal: Relato de caso

Introdução

A Necrólise Epidérmica Tóxica (NET) é um evento adverso a medicamento caracterizado pela formação de lesões cutâneas e mucosas com presença de máculas e bolhas evoluindo ao descolamento da epiderme. O objetivo do estudo foi descrever um caso clínico abordando o diagnóstico, tratamento e prognósticos.

Material e Método

Relato de caso de um paciente, masculino, 36 anos, procedente de São Paulo, portador de hipertensão arterial sistêmica, doença renal crônica de etiologia indeterminada, crise convulsiva secundária a piora da função renal, e transplante renal de doador vivo há 16 anos. Internação por quadro de crise convulsiva sendo acompanhado e investigado pela neurologia, em uso de fenitoína. Após uma semana apresentou lesões acneiformes de base eritematosa, descamativas e pruriginosas em tronco, face e mucosas, associado à febre e queda do estado geral, sendo diagnosticado NET.

Resultados

Inicialmente, foi realizada hidratação da pele através do uso de cold cream; após a retirada do tecido desvitalizado foram aplicadas placas de hidrofibra Aquacell Ag. Ao iniciar processo de epitelização foi aplicado dersani e bepantol para intensificar hidratação dos tecidos; em áreas de tecido necrótico em região intermediária a escapular foi instalado curativo com hidrogel contendo alginato de cálcio e sódio.

Discussão e Conclusões

A Necrólise Epidérmica Tóxica caracteriza-se por uma emergência dermatológica, necessitando de um diagnóstico rápido devido sua alta mortalidade, sendo de suma importância a realização de uma terapia personalizada, suspensão do medicamento suspeito, controle de infecções, monitoramento do paciente garantindo manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico, tratamento das lesões e analgesia adequada. O paciente evolui a óbito devido choque séptico.

Palavras Chave

NECRÓLISE EPIDÉRMICA TÓXICA

Área

Enfermagem

Instituições

HOSPITAL DO RIM - São Paulo - Brasil

Autores

LUANA REGIA OLIVEIRA CALEGARI MOTA, MARCELLA MURATA, SANDRA LINS PRESENÇA, VALÉRIA SILVA CARVALHO, LETICIA MATTOS RODRIGUES SILVA, ROSALI ISABEL BARDUCHI OHL, JOSÉ MEDINA-PESTANA