Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Transplante cardíaco: o perfil de pacientes que estão em processo de preparo psicológico

Introdução

A espera para o transplante cardíaco (TxC) é um processo ansiogênico e gerador de dificuldades emocionais. Em paralelo ao decréscimo funcional tendem os pacientes, nesta fase, aumentar a ansiedade e a depressão. Assim, torna-se importante compreender o perfil dos pacientes que recebem o preparo psicológico para transplante.

Material e Método

Estudo transversal com 29 pacientes candidatos a TxC. Foram coletados dados sociodemográficos e os pacientes foram avaliados com as escalas Beck de depressão e de ansiedade e o inventário de stress de Lipp. As variáveis contínuas foram descritas através de média e desvio padrão e as categóricas de percentis.

Resultados

Resultados: A média de idade foi de 45±12,27 anos, sendo 69% homens, 82,8% casados, 79,3 % residem com companheiro(a) e filhos. Com relação ao tipo de Miocardiopatia se caracterizam por: 65,5% dilatada e 27,6% de origem isquêmica. Com relação a sintomas emocionais 41,4% apresentaram ansiedade em grau mínimo, 41,4% depressão mínima e 44,8% possuem estresse na fase de resistência com a predominância de sintomas psicológicos.

Discussão e Conclusões

Percebe-se que os participantes são relativamente jovens, em sua maioria do sexo masculino. Assim, podemos inferir que os homens tenham procurado tratamento em grau mais avançado da doença, consequentemente necessitando de um transplante, ainda mais quando são considerados os tipos de miocardiopatia. Pode-se observar que a maioria destes pacientes apresentaram dificuldades emocionais na etapa de ingresso para a lista de TxC. Portanto, espera-se que a intervenção de psicoprofilaxia reduza sintomas de ansiedade, depressão e estresse, através do esclarecimento dos procedimentos, do trabalho das fantasias relacionadas ao TxC e expectativas pós-cirúrgicas.

Palavras Chave

Transplante cardíaco, preparo psicológico, aspectos psicológicos.

Área

Multidisciplinar

Instituições

Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul - FUC - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Camila Oliveira Souza, Paula Moraes Pfeifer, Patrícia Pereira Ruschel, Mariane Lersch Majid, Camila Matos Ávila, Lidia Lucas Lima, Marciane Maria Rover, Roberto Toffani Sant'Anna