Doação de órgãos: aceitação versus recusa familiar
O referido trabalho tem por objetivo apresentar os números de doações de órgãos realizadas em um hospital referencia em trauma e os principais motivos das não doações. A necessidade de apresentar os resultados surgiu devido a CIHDOTT ser bastante atuante em relação a efetivação das doações no Ceará.
Trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva,com analise195 fichas de notificação de potenciais doadores, no período de janeiro/ 2016 a janeiro/2017, em hospital terciário referência em trauma do estado do Ceará. A coleta de dados foi através das fichas de notificação de doador de órgãos. As variáveis categóricas analisadas foram: sexo, faixa etária, causas de admissão, numero de entrevistas realizadas, motivos que levaram a equipe a não realizar a entrevista, a quantidade de entrevistas favoráveis e os principais motivos de recusa para doação.
Os dados mostram que 80% dos pacientes são do sexo masculino, a faixa etária entre 19 a 40 anos concentrou 41% . As principais causas são acidentes automobilísticos com 40%, seguido pelos atropelamentos 14%, quedas 8% e violências 15%. A CIHDOTT entrevistou 85% das famílias e 15% não foram entrevistadas, devido à situação clinica. Das entrevistas realizadas 73% os familiares foram favoráveis a doação de múltiplos órgãos, porém 27% recusaram a possibilidade,pois 49% desejavam a integridade do corpo, 22% ficaram indecisos e não chegaram a um consenso, 14% o potencial era contrário a doação em vida, 15% religião e desconhecimento do desejo do potencial do doador.
A pesquisa mostra um índice de aceitação das famílias superior a média nacional que é 58%. Esse resultado se deve ao esforço e comprometimento da equipe multiprofissional envolvida no processo de doação e a solidariedade das famílias cearenses.
Doação de órgãos,recusa,aceitação
Multidisciplinar
IJF - Ceará - Brasil
JANAINA MOTA DA ROCHA, SAMIRA ROCHA MAGALHÃES, LISIANE FURTADO PAIVA, CLERIANE ADERALDO REIS, KATIA MARIA RODRIGUES DE LIMA, MARIA VANESSA TOME BANDEIRA DE LIMA