Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

O TREINAMENTO DE CURTA DURAÇÃO EM DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: ANÁLISE DE PRÉ E PÓS-TESTE

Introdução

Um dos pilares principais para a melhoria dos indicadores de doação a capacitação dos profissionais de saúde. Há carência de ferramentas que mobilizem os profissionais de terapia intensiva e emergência para treinamentos sucessivos no tema. Destacam-se o intenso ritmo de trabalho com curtas pausas e diferentes modalidades de escala, incluindo plantões noturnos.

Material e Método

Descrição e análise da ferramenta itinerante de treinamento de profissionais de saúde em unidades de terapia intensiva e emergência – “Hands on” (HO) com paralela avaliação da ferramenta com pré e pós teste. Trata-se de apresentação teórica em formato digital com duração de 10 a 15 minutos, onde são abordados pontos críticos no processo doação e transplante. Análise nos anos de 2015 e 2016 e com análise de dados compilados dos testes. Esse questionário, padronizado pela CNCDO, contem 6 questões fechadas com os seguintes temas: Abordagem de Morte Encefálica (ME), Comunicação de Más Notícias (CMN), sequencia de acontecimentos (SA), manuseio de documentos (DOC), doador (DO) e desligamento de aparelhos (DESLIGAMENTO). As respostas foram classificadas como sim e não e apresentadas em percentual com análise do aumento das respostas sim como indicador de ganho de conhecimento.

Resultados

Participaram da pesquisa 142 profissionais e 117 responderam ambos os questionários. As respostas SIM no pré teste e o respectivo aumento foi de: 59-41% nas questões de ME; 67-13% em CMN; 35-108% em SA; 16-194% em DOC; 65-6% em DO; e 20-70% em DESLIGAMENTO; com impacto de 44% de ganho geral de conhecimento.

Discussão e Conclusões

O HO demonstrou ter ótimo desempenho com significativo aumento da compreensão dos temas abordados. Teve maior impacto nos temas predominantemente técnicos e menor nos que envolvem convicções éticas e/ou relacionais.

Palavras Chave

Educação, Transplante

Área

Multidisciplinar

Instituições

CNCDO / PET - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

ONOFRE DE OLIVEIRA BARROS JUNIOR, PRISCILA RIBEIRO CAMPOS PAURA, ANA CAROLINA MAIA DE ALMEIDA, GISELLE RIBEIRO VASCOUTO, ANA CLAUDIA PIRES DA COSTA, RODRIGO ALVES SARLO