PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM QUANTO AO ESTRESSE VIVENCIADO EM UMA CLÍNICA DE HEMODIÁLISE
O estresse é uma síndrome caracterizada por um conjunto de reações que o organismo desenvolve ao ser submetido a uma situação que dele exija um esforço para se adaptar. Uma profissão na qual se identifica o elevado nível de estresse dos profissionais é a de enfermagem, que relaciona a sua responsabilidade em lidar cotidianamente com seres humanos buscando restabelecer a sua saúde, por meio de ações que lhes propiciem a melhoria de sua qualidade de vida. Diante do exposto, o presente estudo como objetivo investigar o estresse vivenciado pela equipe de enfermagem atuante em uma clínica de hemodiálise.
Caracteriza-se como exploratório e foi realizado em uma Clínica de Hemodiálise de referência na cidade de Fortaleza/CE, no período de novembro de 2015. Os sujeitos foram 26 profissionais da equipe de enfermagem, sendo 04 Enfermeiros, 16 Técnicos e 06 Auxiliares de enfermagem. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário.
A amostra foi majoritariamente caracterizada pelo sexo feminino, com maior número de trabalhadores na faixa etária entre 31 e 40 anos, sendo a maioria constituída de técnicos de enfermagem, trabalhando somente com hemodiálise. Os principais fatores estressores identificados foram: jornada de trabalho, manuseio da tecnologia, assistência em intercorrências, relacionamento interpessoal.
Os trabalhadores com maiores e menores níveis de estresse devem receber atenção e acompanhamento. Os fatores estressores isolados identificados nesta pesquisa servem como ponto inicial para uma reflexão por parte dos gestores dos serviços de hemodiálise, acerca da qualidade de vida do profissional da enfermagem.
Enfermagem. Estresse. Hemodiálise.
Enfermagem
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTACIO DO CEARA - Ceará - Brasil
JOSE ROBERTO LOPES SILVA, ROSILEA ALVES SOUSA